Coluna do Macário Batista em 27 de setembro de 2023



Perto dos cem
Esta semana, desde segunda, 25, este jornal, seus promotores, servidores, jornalistas, exercitam o salutar canto de aniversário, comemorando 87 anos de lutas. Só lutas? O jornalismo é uma luta diária, sim. Uma luta só, sempre na postura de defesa dos interesses das comunidades, dos postulados da pátria e de melhoria de vida das pessoas pelas vias da informação. É da informação que parte a formação do caráter, da religiosidade, ou não, do sentimento político, das vertentes humanistas e dos valores éticos, culturais e educacionais. É pela informação que se dão os bons momentos da saúde, da alimentação, do bem estar social, do respeito pelo outro. E, se permitem a opinião, é o jornal o veículo da informação porque é o que registra a história, identifica erros e acertos, homogeneíza as classes, no sentido de que somos iguais, crentes ou não no mesmo patamar de credos, religiosidades, descrenças, etnia, cidadanias. O jornal nos informa do presente, nos alcança no passado e nos põe a perspectiva da história sejamos leitores diários ou nos aprofundemos no coração das hemerotecas à caça dos tesouros do passado, nas linguagens, nos hábitos, nas manias, nas modas, nas comidas e no agir. Da política que forma quadros dirigentes, dos segmentos, sejam ditatoriais, democratas ou absolutistas, reais ou liberais, saberemos, um dia, na leitura dos jornais. Estou aqui no frescor da terceira década, fazendo o mais que mais gosto e como ganho a vida: perpetuando a história no sonho de que este jornal, aos 87 anos, ainda terá, em suas páginas, homens e mulheres que servem ao povo, servem à nação, servem gerações inteiras com suas verdades e experiências. O jornal O EstadoCe tem 87 anos de vida útil. Penso em um dito do saudoso Pe. Helder Câmara para um resumo da nossa vida, tão rica, de jornalistas e de jornal: Ninguém é tão pobre que não possa dar, nem tão rico que não possa receber.
A frase : “O comércio, a ciência, a indústria e a própria natureza, continuam na ronda das horas...” É isso que nos faz crer no jornal para contar as histórias da humanidade.
Cuidados com deficientes (Nota da foto)
O deputado federal Domingos Neto (PSD) apresentou o projeto de lei 4.621/2023 que busca garantir equidade de condições às pessoas com deficiência no que diz respeito ao tempo de serviço e jornada laboral. O texto garante jornada de até seis horas para pessoas com deficiência ou os pais de pessoas com deficiência que necessitem de tratamento especial. Essa proposta é resultado da “dobradinha” do mandato da deputada estadual Gabriella Aguiar (PSD) com o parlamentar. São irmãos,viu.
Direito a tirar sarro
Torcida do Ferroviário, campeoníssimo onde disputou, sem perder, está espalhando nas redes que “aceita inscrições de frustrados de Ceará e Fortaleza” para se juntarem à “torcida vitoriosa” do Ferrim. Pode?
Camilo para Ministros
“Bom, eu não podia deixar de falar do meu Ceará. Lá existem muitos destinos maravilhosos, entre eles a região Sul, o Cariri, repleto de belezas naturais, cultura e lazer para todos os gostos e idades. Um estado que tem lindas e belas serras e região do sertão, de Rachel de Queiroz”.
Artesanato em festa
Desde ontem, (26), se realiza a 5ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura no Ceará (Fenacce). O evento, no Centro de Eventos, conta com mais de 1.500 artesãos de todos os estados e 320 expositores.
Santana no Juazeiro
A Prefeitura de Juazeiro do Norte está, embora distante no tempo, em disputa aberta. O Prefeito à candidato à reeleição. Raimundão também quer. Mas entrou no jogo Fernando Santana,deputado estadual,vice presidente da Assembleia.
Articulação
Coleguinhas de imprensa da região do Cariri apontam Santana discutindo com correligionários as perspectivas de uma candidatura sai,dele, a Prefeito do Juazeiro do Norte, mesmo sendo da vizinha Barbalha, seu nicho natural. Diz quem quer é o primo Camilo.
Maria vai com as outras
Juscelino Filho,que não é filho do ex-Presidente, é de partido contra o Presidente Lula, União Brasil,e é Ministro das Comunicações,depois de ouvir colegas de partido, no Ceará falou sobre o que não sabe, a usina de tirar sal da água ali no Titanzinho.
Ele disse...
Que tinha medo de que a usina botasse em risco a segurança nacional, haja vista que ali, desembocam 17 cabos de comunicação submarina interligando internet à Europa, África e toda a América do Sul. Ele ouviu isso do Danilo Forte e outros especialistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário