Coluna do Macário Batista par 20 de setembro de 2023

Pela Ordem – Pra discutir
Recebo esse press release da assessoria de comunicação e imprensa, da Santa Casa de Sobral. Conheço a cidade e sua história. Conheço como foram e são feitas certas coisas ali. E umas me intrigam porque são patrimônio da comunidade, patrimônio que em ocasiões são tomados por grupos e anexados a patrimônios particulares. A própria Santa Casa de Misericórdia, criada e construída por Dom José Tupinambá, foi , por anos particularizada. E isso é uma história que um dia contarei. Daí que causou espécie a criação desse serviço na Santa Casa, quando a Santa Casa tem um “Hospital do Coração”, construído pelo então administrador, à época, Padre José Linhares Ponte. Eu acompanhei a obra, tijolo a tijolo até sua festiva inauguração. Tem carne debaixo desse angu. Uso,no título, Pra discutir...
“Santa Casa de Sobral inicia consultas cardiológicas-Em resposta ao crescente aumento na demanda por consultas cardiológicas, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral iniciou nesta quarta-feira (13/09) as primeiras consultas com o médico especialista em cardiologia, Henrique Gurgel, marcando o início de um serviço mais abrangente para os pacientes cardíacos. Com o atendimento do Dr. Henrique Gurgel, a instituição está ampliando sua oferta ambulatorial. De acordo com a gerente de contratualização e regulação da Santa Casa, Nayana Silveira, a partir de agora, as consultas cardiológicas estarão disponíveis três vezes por semana, nas quartas, quintas e sextas-feiras. “Essa iniciativa permitirá que mais pacientes recebam atenção especializada de um cardiologista experiente”, destaca. Além das consultas, a Santa Casa também disponibilizará eletrocardiogramas e pareceres cardiológicos para pacientes internados. Isso garantirá uma gestão eficaz das condições cardíacas de pacientes hospitalizados, melhorando ainda mais a qualidade do atendimento.“Para garantir que os pacientes tenham acesso às consultas cardiológicos da Santa Casa, consultas externas serão acessíveis por meio do sistema de regulação de saúde, proporcionando que cada paciente receba a atenção necessária, com base em suas necessidades médicas individuais”, explica Nayana.”
A frase: “Pela primeira vez em 162 vejo a Assembleia reunida aqui”. Luiz Marques, ex-provedor da Santa Casa de Fortaleza,para platéia de parlamentares.
O X da Izolda (Nota da foto)
Participei, de forma virtual, de reunião de alinhamento entre secretarias do MEC e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação sobre o tempo integral. Nosso objetivo é dar mais celeridade e analisar processos para que a implementação da política seja cada dia mais efetiva.
Sem politização
Bom que se ajustem; Evandro Leitão encabeçou a luta pela regularização da vida da Santa Casa de Fortaleza. O provedor, Vladimir Spineli, mais as mordomas, Magda Busgaid e Terezinha Ary, se encheram de esperança.Eu vi.
Fruto não cai longe da árvore
Rapaz, que coisa! Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, VETA projeto que levava vacinação contra a HPV para as escolas. O vírus é uma das maiores causas do câncer do colo de útero. Bozo do “B”.
Imitação do diabo
Governador de SP veta projeto de lei que amplia prevenção ao HPV, inclusive nas escolas. Texto previa políticas públicas de conscientização, imunização, diagnóstico e tratamento do vírus, levando a vacinação para dentro das escolas estaduais. Tarcisio de Freitas segue o líder.
Urgência
Os governos estaduais da região Norte e Nordeste enviaram hoje uma carta ao governo Lula pedindo "auxílio financeiro urgente" para compensar as perdas geradas por leis complementares e pela queda nos repasses de FPE (Fundo de Participação dos Estados).
Leis que derrubam
Os estados citam os impactos com as leis 192 e 194, de 2022, que reduziram as alíquotas de ICMS dos combustíveis e derrubaram a arrecadação dos estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário