Coluna do macario batista para 11 de setembro de 2023



A alta do Leitão

Desde que formalizou que estava com um pé fora do PDT e deu as mais diversas explicações e motivos, Evandro Leitão não teve um minuto de sossego, escutando, atencioso como é, os convites de direita, esquerda, centro, todos,, todas e todes para largas o matulão num pouso novo. Apesar do processo de sua saída não ser dos mais fáceis, dificilmente Evandro sentaria outra vez no bando pedetista a não ser que Brizola voltasse de onde está para pregar um de fique por aqui que sempre foi a sua, dele, casa. O primeiro foi Fernando Hugo, colega deputado estadual, cheio de mesuras e advérbios de modo e palavras candentes em frases fulgurantes. Depois apareceu o convite de Acilon Gonçalves, texto que fez eco no Eusébio e Aquiraz. Foi quando o PT botou o galho dentro e convidou Leitão para a festa, mesmo sabendo que se fosse, disputaria indicações de candidato a prefeito com umas dez alas da Sapucai petista. Agora, por último, o MDB aderiu à moda de convidar o deputado para compor seus quadros. O sorriso afável de Evandro Leitão prefere, por enquanto, seus prováveis 10 dias de governador, enquanto Elmano e Jade não voltam. Até que haja o desenlace e Evandro tenha passe livre, choverão cercos e simpatias o que, por certo não encantarão o fazendário, hoje conhecedor de becos estreitos, ruas largas, praças desse país chamado política, ninho, como dizia um velho jornalista de um bicho conhecido como “onça-cobra-cascavel” de chocalho grande e unhas afiadas.
A frase: “Em economia, vontade conta pouco”. Tem quem pense assim.
Girão apanha até dos aliados (nota da foto)
Bolsonarista, senador Eduardo Girão parabenizou a governista Eliziane Gama por assumir a relatoria da CPMI dos atos de 8 de janeiro.O senador bolsonarista Eduardo Girão parabenizou a governista Eliziane Gama por assumir a relatoria da CPMI dos atos antidemocráticos. E, ainda no plenário do Congresso, levou uma bronca de aliados.“Não percebe que ela vai favorecer o governo Lula na CPMI?”, questionou o senador Marcos do Val. O deputado Eduardo Bolsonaro também demonstrou desconforto com o entusiasmo de Girão. Eliziane é próxima de Lula e, sobretudo, do ministro da Justiça, Flávio Dino, principal alvo dos bolsonaristas na CPMI.
Rota inversa
A primeira noticia dava que a vice-governadora Jade Romero iria pra NY, na saida de Elmano pra China deixando espaço pra Evandro Leitão ser governador por uns dias. Então tudo mudou e dona Jade tirou passagem pro Marrocos, com passagem pela Espanha, parede-meia com o destino final. Jade foi para encontro formal de Geoparques. Viu a cara feia de um terremoto. Terremoto tem o olhar enviesado de um furacão. Já vi os dois.
Antes da viagem
Já quase no avião, indo pra China, governador Elmano de Freitas, após a aprovação na Assembleia Legislativa, sancionou o projeto Renda do Sol que visa reduzir a pobreza entre as famílias mais vulneráveis que moram na zona rural cearense, por meio da geração de energia solar. A ação será coordenada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).
Mudanças esperadas
“O povo cearense vai se transformar em um povo empreendedor e produtor de energia limpa, energia solar. É uma oportunidade de renda para famílias de baixa renda. Trabalhadores da agricultura familiar terão a oportunidade de melhorar seu rendimento, gerando trabalho com a produção de energia para ser comprada pelo Governo do Ceará”, afirmou o governador.
Projetos iniciais
Inicialmente, serão implantados dois projetos-piloto nos municípios de Jaguaribara e Tamboril, localidades onde mais de 160 famílias estão ligadas às atividades de produção de frutas, verduras e laticínios. Essas comunidades pleiteiam apoio aos custos de manutenção e produção, especialmente de energia. Tal medida representará um grande auxílio para a renda dessas famílias.
A última do Girão
Girãozinho, o senador, apresentou uma idéia nova pra tentar continuar na mídia, seja lá como for. Ele quer que três ministros do atual governo sejam ouvidos na CPI do 8 de janeiro. Girãozinho é um moço cheio de idéias geniais. Aprendeu outras com o bolsonarismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário