Um quente,dois fervendo
As grandes áreas vazias da Assembleia do Estado, na sexta feira, flagraram um personagem solitário rumo ao guichê de Protocolo da Casa. Era o vice-Presidente, Fernando Santana, também presidente da CPI da Enel. Nas mãos levava dois ofícios. Um, comunicava formalmente à empresa de energia do Ceará a instalação da PCI aprovada pelos deputados e outro, já pedia à Enel, informações sobre o plano de expansão que a elétrica assinou, como compromisso, ao receber a outorga. O primeiro movimento mostra que Santana fala a língua do povo, que vive a reclamar da companhia de eletricidade que atua no Ceará.
A frase: “Eu sou a favor. Vai ser explorado o fosfato, e o fosfato é usado em uma NPK, que é base para fertilizantes. O Brasil importa 80% do fosfato que consumimos. Lá em Itataia, o urânio é uma fração de menos de 1%, e o que tem lá que vai valer a pena, vai gerar emprego e renda para os municípios é o fosfato, base para a indústria de fertilizantes. Então eu sou a favor e não tenho dúvida que isso vai trazer um momento de desenvolvimento, de geração de emprego, colocando Santa Quitéria, Itatira e aquela região no mapa nacional". Cid Gomes sobe a indústria de fosfato em Santa Quitéria.
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cerimônia comemorativa de 18 anos de criação do Programa Agroamigo e de 25 anos do Programa Crediamigo, na sede do
Banco do Nordeste.(nota da foto)
Brasil pode voltar às 10 maiores economias do mundo em 2023, aponta agência de classificação de risco (Nota da foto)
Um recente estudo da Austin Rating sugere que o Brasil está a caminho de recuperar sua posição entre as 10 maiores economias do mundo já em 2023, de acordo com projeções baseadas nos dados do Fundo Monetário Internacional (FMI). A Austin Rating é uma agência classificadora de risco de crédito de origem brasileira. Foi a primeira empresa nacional a conceder ratings no Brasil. Em um anúncio feito nesta sexta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrou um crescimento de 0,9% durante o segundo trimestre deste ano, marcando o oitavo trimestre consecutivo de resultados positivos para o indicador.
Falar em Gomes...
O Prefeito Ivo Gomes, de Sobral, prorrogou por mais 18 meses a intervenção que baixou sobre a administração da Santa Casa de Misericórdia da terra dele, um legado do saudoso bispo D.José Tupinambá.
Engraçado
Como estamos em Sobral e ali, em se plantando, tudo dá, a novidade vem da prefeitura. Quem assina o press release da “viúva”, não é um jornalista. Recebi um,assinado-Marcos Mesquita -Coordenador do Cerimonial Gabinete do Prefeito (88) 9.9306-5845 marcosmesquita@sobral.ce.gov.br
Águas de Israel
O consórcio Águas de Fortaleza, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a Superintendência Estadual do Meio Ambiente(Semace) visitaram, no mês de agosto, três plantas de dessalinização em Israel.
Tirando o sal
Todas com a mesma tecnologia de filtração por osmose reversa que terá a Dessal do Ceará. Conhecer os sistemas no país do oriente médio, deverá auxiliar na etapa de avaliação para o licenciamento do projeto previsto para Fortaleza.
Impactos
Por ser a primeira planta de dessalinização da América Latina com escala de produção de mil litros de água por segundo (1m³/s), a Dessal do Ceará desperta curiosidades sobre a sua operação e seus impactos ambientais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário