Coluna do Macário batista para o dia 14 de setembro de 2023

A luta de Luiz Girão é vencedora
O ex-deputado federal, agropecuarista, produtor de leite e de produtos de ponta da estimada Betânia, conseguiu que a ANAC aprovasse o uso de drones na agricultura, beneficiando, no seu entendimento, a produção do AGRO negócio no País. ANAC aprova superdrone brasileiro com alcance de 30 km. Após uma série de estudos e testes práticos, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorizou, na última semana, um novo modelo de aeronave não tripulada, também conhecida como drone, para realizar operações acima de 120 metros de altitude e até 30 km de distância do ponto de decolagem. A autorização inédita para operação com essa distância foi concedida ao modelo Echar 20D, da fabricante brasileira XMobots. Com peso aproximado de 8kg e envergadura de mais de 2m, o drone será empregado em operações de mapeamento, georreferenciamento e inspeções, em atividades relacionadas à agricultura, mineração, silvicultura, infraestrutura, meio ambiente, recursos hídricos, entre outras. Durante a cerimônia virtual de autorização do drone, realizada entre técnicos da ANAC e representantes da empresa, o superintendente de Aeronavegabilidade da ANAC, Roberto Honorato, destacou o trabalho realizado durante o processo de certificação e ressaltou a importância dessa autorização para o desenvolvimento comercial das atividades que passam a contar com esse modelo de aeronave.“O desenvolvimento de projetos nacionais é muito importante, seja pelo benefício que pode oferecer aos usuários finais, pelo desenvolvimento de uma indústria de alta tecnologia, mas também para o Brasil ter relevância no cenário internacional”, ressalta.Honorato também mencionou o crescimento das fabricantes brasileiras de drones. “É importante destacar também o esforço da indústria nacional nos novos perfis operacionais e as soluções necessárias para se garantir a segurança das operações”.A XMobots já havia sido a primeira empresa a receber autorização de projeto da ANAC para operar voos acima de 120 metros com drones, emitida para o RPA Arator 5B, em 2018 (clique no link para acessar).Pioneira na fabricação de aeronaves não tripuladas no país, a empresa foi também a primeira a obter, em 2013, um Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE) para operar um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) feito no Brasil (clique para saber mais).
A frase: ”Quem sai aos seus não degenera”. Aplicável em qualquer ramo da vida.
"Partido erra quando cria um vácuo", critica Evandro Leitão sobre ...
Toma que o filho é teu (Nota da foto)
No domingo Evandro Leitão devolve o governo do Ceará par Elmano de Freitas. O titular deve desembarcar em Fortaleza de sábado pra domingo. Evandro teve um período proveitoso no Governo. Cacifou legal.
Simples assim
Deputado Reginauro, egresso dos Bombeiros foi ao meio fio e deitou falação contra Izolda e Elmano. Disse que tinha pedalada e tal. Imediatamente depois o líder Aldigueri foi lá e desmentiu o Sargento.
Euforia
Discursos há, em defesa dos hospitais regionais construídos e/ou em construção no Ceará. Um deles, de deputado médico, enaltece que a super lotação do IJF é quase finda com o novo super de Quixeramobim.
Ai então
O deputado Guilherme Sampaio, presidente do PT, em Fortaleza, subiu ao meio fio, o mesmo dos outros e começou por chamar o bombeiro e seu texto de fascista. E desmentiu também o homem com números novos.
Pajés, rezadeiras, benzedeiras e povos de terreiro
O Congresso Brasileiro de Medicina da Família e Comunidade (CBMFC), a ser realizado em Fortaleza de 20 a 23 de setembro, fará uma intersecção entre cultura e cura.
Sabedorias
Essa será a marca da Tenda Paulo Freire, um cantinho especial em que a saúde será pensada e produzida a partir de sabedorias que extrapolam o modelo convencional de medicina, com demonstrações de experiências de cuidado coletivo.
Patronato
Roberto Bob, presidente do 17° CBMFC e da Associação Cearense de Medicina de Família e Comunidade (ACEMFC), pontua que o espaço que leva o nome de um dos nossos grandes educadores já virou marca de alguns congressos da área, como o da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).
No popular
“Nós ergueremos a Tenda Paulo Freire no CBMFC por entender que ela abarca aquilo que nem sempre é contemplado pela programação científica formal. É um ambiente onde as pessoas, em especial as inseridas nos movimentos populares, que são quem participa da organização desse point, podem se expressar”, destaca Bob.
Crenças e culturas
“Precisamos ter em mente que a competência cultural, isto é, a capacidade efetiva do médico e da médica de família e comunidade de cuidar, é fundamental na formação dos profissionais. Os MFCs exercitam a compreensão e o respeito de forma compatível com as crenças e as práticas culturais de saúde do paciente”, complementa Rodrigo Tembiú, que também integra a Comissão Cultural.
O valor da cultura
“Daí a importância da tenda: evidenciar que a ciência não está ‘acima’, mas ao lado da cultura.”Rodrigo detalha que o espaço, em cada um dos quatro dias de Congresso, será ocupado por uma perspectiva ou grupo diferente – pajés, rezadeiras, benzedeiras e povos de terreiro, por exemplo, tomarão a frente da Tenda Paulo Freire, que será, inclusive, aberta a toda a população, não apenas aos presentes no CBMFC.“Essas experiências, contudo, não ficarão restritas à tenda, se espalharão pelo evento”, frisa o presidente Bob.

Nenhum comentário:

Postar um comentário