Coluna do Macário Batista para o dia 19 de setembro de 2023

É Moser ou Lira. Façam sua escolha
José Aspahan é jornalista. Parou pra pensar enquanto o avião seguia para NY, sede da ONU, onde Lula, uma vez no poder,sempre abre a sessão anual da Organização. E soltou o verbo:
“Todo o mundo da esquerda indignado com Lula por ter trocado Ana Moser por um bolsominion. Não deveria. Não estão em pauta as virtudes de uma e a excrescência do outro. A questão é mais profunda. Infelizmente, Lula está refém de Lira e do centrão. Tem de entregar alguns anéis para não perder os dedos. É o toma-lá-dá-cá clássico da política democrática tradicional. Um balcão de negócios, não sejamos ingênuos. É assim que funciona, gostemos ou não.No popular, não há virgem no bordel.Em uma ditadura, fascista ou comunista, o ditador escolhe seus ministros e ninguém dá um pio.Mas, vivemos numa democracia, frágil e corrupta, mas democracia, no sentido burguês.Se tivéssemos maioria no Congresso, todos os ministros seriam de esquerda, claro. Mas, graças às nossas massas ignaras e retrógradas, a esquerda é minoria: são apenas 140 deputados e 15 senadores governistas contra 373 de oposição na Câmara e 66 no Senado. Política, é, principalmente, matemática, maioria contra minoria, não se iludam.E "eles" têm maioria: são bolsominions, centrão, bancada da bala, ruralistas,neopentecostais, militaristas, lobistas e que tais. Um dos piores Congressos da nossa história, se não for redundância.Dilma não aceitou as chantagens do centrão de Eduardo Cunha e caiu. Não soube ceder. Não tinha maioria. Foi deposta.Se Lira quiser, com sua maioria, aprova um impeachement e derruba Lula.Política é a arte de negociar com os antagônicos e até com os companheiros, os do "fogo amigo", mais perigosos ainda, os sectários, inflexíveis, os "donos da verdade absoluta".
Política é para quem tem estômago forte e coração frio, nao é pra nós, simples mortais. Lula TEVE de ceder, sim, e fez muito bem. Sinto por Ana Moser, mas, é ela, ou ele, é ela, o a governabilidade em risco total.
Lembrando que Lula preservou os ministérios mais fortes e estratégicos, que a sanha de Lira queria: Saúde, Educação, Fazenda, Planejamento, Integração Nacional (Bolsa-família), Meio Ambiente, Defesa e Justiça.
Se abrir mão de um desses, acabou. E ele não vai abrir, porque não é bobo.
Lula é o maior estadista da história desse país e, até, da história mundial.
Ele sabe o que faz. Não entrega um ministério à toa. Está com a faca no pescoço e tem de ceder para continuar a governar, para votar as pautas de políticas públicas essenciais para o desenvolvimento do país, para a inclusão social, para combater preconceitos e privilégios, para dar dignidade até àqueles que votaram contra, que cuspiram no prato do Bolsa Família.Lembrem-se: 58 milhões de brasileiros e brasileiras (49%) votaram na extrema direita. E continuam vivos, à espreita.Em sete meses, Lula já retomou todos os programas sociais de suas últimas gestões.Enfrentou, e venceu, um golpe civil-militar. Está, junto com o brilhante Dino, colocando golpistas, inclusive militares, e breve, a familícia, na cadeia.Está fazendo crescer a economia. Combatendo a fome e a miséria. Retomando o prestígio internacional. Investindo na Saúde, na Educação, na preservação da Amazônia e dos nossos povos originários. Acabou de ser inocentado, de vez, pelo STF, que foi seu algoz. Lula não é infalível, mas é um gigante.
A frase: “Doutor em Letras lança curso de Português de graça para alunos de todo o Brasil”. Ta perdendo tempo. Concentrando esforços na educação de São Paulo, prestará grande serviço ao povo de lá.
A reunião da Santa Casa (Nota da foto)
“Nunca, em 162 anos de existência a Santa Casa de Fortaleza reuniu tantos deputados em sua defesa”. “Somos uma casa de formação de excelências da medicina”. “A Santa Casa de Fortaleza não pede para si, mas pelo povo que ela atende”. Frases de um discurso onde o ex-Provedor, Luiz Marques,encerrou uma reunião com 20 deputados estaduais presentes,três pela internet, seis vereadores de Fortaleza, prefeitos, ex-prefeitos, todos, unidos em defesa de sanear as dificuldades da misericórdia. Um encontro liderado por Evandro Leitão,presidente da Assembleia,pronto pra ajudar.
Imitação do diabo
Governador de SP veta projeto de lei que amplia prevenção ao HPV, inclusive nas escolas. Texto previa políticas públicas de conscientização, imunização, diagnóstico e tratamento do vírus, levando a vacinação para dentro das escolas estaduais. Tarcisio de Freitas segue o líder.
Urgência
Os governos estaduais da região Norte e Nordeste enviaram hoje uma carta ao governo Lula pedindo "auxílio financeiro urgente" para compensar as perdas geradas por leis complementares e pela queda nos repasses de FPE (Fundo de Participação dos Estados).
Leis que derrubam
Os estados citam os impactos com as leis 192 e 194, de 2022, que reduziram as alíquotas de ICMS dos combustíveis e derrubaram a arrecadação dos estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário