27 agrotóxicos são detectados em água de Fortaleza , São Paulo e Campinas
Uma mistura de 27 diferentes tipos de agrotóxicos foi detectada na água consumida por parte da população de 210 municípios brasileiros — entre eles, Fortaleza (CE) ,São Paulo (SP), e Campinas (SP). As informações são resultado de um cruzamento de dados realizado pela Repórter Brasil a partir de informações do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), do Ministério da Saúde, com testes feitos em 2022. A maioria dos exames identificou uma concentração dentro do limite considerado seguro pelo Ministério da Saúde para cada tipo de substância iso ladamente. Ou seja, a simples presença de cada agrotóxico em uma amostra não necessariamente acarreta problemas para a saúde. No entanto, a regulação brasileira não leva em conta os riscos da interação entre os diferentes tipos de pesticidas. É justamente a mistura de substâncias o que preocupa especialistas ouvidos pela reportagem. Eles afirmam que o chamado "efeito coquetel" pode gerar consequências ainda desconhecidas ao organismo humano. As detecções ocorreram em amostras de água de diferentes redes de abastecimento dentro dos municípios. Por exemplo, na cidade de São Paulo, cinco agrotóxicos foram encontrados na água da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), responsável por prover a maior parte do município. Já o total de 27 foi verificado em condomínios e empresas da capital paulista com sistemas particulares de tratamento da água. Não houve casos de concentração acima do limite permitido para cada agrotóxico analisado, em São Paulo. Ministério da Saúde não regula "efeito coquetel". Enquanto a União Europeia impõe um limite para a presença de diferentes substâncias na água, o risco da mistura é ignorado pela normativa do Ministério da Saúde. Em Fortaleza, todos os 27 agrotóxicos foram encontrados na rede de abastecimento da Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará), responsável pelo abastecimento de água de 152 municípios do Ceará. Em nota, a Cagece informou que os seus equipamentos de análise possuem alta capacidade de detecção, mas que a concentração de agrotóxicos na água é bem menor do que os limites previstos na legislação, o que faz com que considerem que não há risco à população. A Secretaria de Saúde de Fortaleza, responsável pelo monitoramento, não respondeu aos questionamentos enviados pela report agem. (Com Repórter Brasil)
A frase: “Tem gente igual unha encravada, só alivia quando a gente corta”.
Imagem – Reprodução GloboNews
Vergonha alheia(notada foto)
Todos sabem que o mundo vem girando no sentido inverso. E não é a teoria da terra plana, da imbecilidade que vem crescendo. As pessoas andam perdendo a sensibilidade. Como quem passa muito tempo com a mão no gelo e gera dormência, as mentes dolorosamente emburrecidas,dizem coisas, falam coisas, posicionam opiniões que fogem ao lugar comum da empatia. O que não ocorria ao meu coração passou a ter um pequeno lugar; ler rede social. As ultimas botam guerra no meio.Botam brasileiros, mais de mil, voltando pra casa,fugindo dos horrores das bombas. Li uma senhora agradecendo calorosamente a um prefeito de um interior matuto de São Paulo,pelo resgate dela. Outro agradecia a Lula e mais um avisando que Lula não tinha nada com o resgate dos brasileiros. Deixo no ar uma pergunta: O que tem isso a ver na salvação de vidas?
O orçamento de Fortaleza
O Orçamento da Prefeitura de Fortaleza, estimado em R$ 13 bilhões, contempla obras e ações em diferentes setores da administração municipal, com foco nos setores da saúde e da educação. O prefeito José Sarto, antes do envio da proposta orçamentária à Câmara de Vereadores, conversou com secretários e técnicos da Prefeitura no sentido de o orçamento ser elaborado dentro de uma realidade que garantisse melhor atendimento de serviços públicos para a população.
Herói da Pátria
O padre Cícero Romão Batista será incluído como herói do Brasil no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. É o que determina a Lei 14.693, publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (11). A lei é originada de proposta (PL 10/2020) da Câmara dos Deputados aprovada pelo Senado em 14 de setembro, com relatoria do senador Cid Gomes (PDT-CE).
Encontro federal
Deputados federais e senadores cearenses participaram na segunda-feira, 16, de uma reunião com o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Wally Menezes. O encontro faz parte do cronograma de visitas divulgado pelo coordenador da bancada, deputado federal Eduardo Bismarck (PDT), para a definição do envio das emendas parlamentares de 2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário