Coluna do Macário batista para 04 de outubro de 2023

Banco do Nordeste reúne parceiros para elaborar orçamento de aplicação do FNE para o Ceará em 2024
 A programação de aplicação dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para 2024, no Ceará, será definida nesta quarta-feira, dia 04. Para isso, o Banco do Nordeste reunirá representantes dos diversos segmentos produtivos e de instituições parceiras das esferas estadual e federal, em evento na sede da Superintendência Estadual do Ceará, a partir das 9 horas. “Anualmente o Banco do Nordeste reúne seus parceiros para definir a distribuição dos recursos do FNE por setor econômico. A proposta, elaborada de forma participativa com os representantes de diversas entidades, irá nortear os financiamentos do BNB no Estado e já nos indica onde estão as principais demandas de recursos para a promoção do desenvolvimento do Ceará”, esclarece a superintendente do BNB no Ceará, Eliane Brasil. Após a definição da distribuição dos recursos por setor, a próxima etapa é o encaminhamento da proposta para validação pela Diretoria do Banco e aprovação pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste ( Sudene). O BNB tem como principal fonte de recursos o FNE, criado em 1988 pela Constituição da República Federativa do Brasil. As políticas de aplicação do FNE são definidas pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e pela Sudene. Estes órgãos e o BNB coordenam, todos os anos, o processo de programação do Fundo, entendida como um instrumento de planejamento que apresenta à sociedade nordestina as expectativas de financiamento com recursos aos setores produtivos na Região e em cada um dos estados de sua área de atuação. Até o final deste ano, o BNB prevê aplicações, com recursos do FNE, da ordem dos R$ 4,8 bilhões no Ceará, superando o valor total aplicado no ano passado, que foi de R$ 4,5 bilhões.
A frase: “De que adianta tomar a coroado Cid, no PDT, se os outros continuarão seguindo suas orientação?” Pedetista velho analisando a volta do André Figueiredo ao comando do partido no Ceará.

ESPAÇO LIVRE: Salmito Filho – Saída dos cidistas do Pros, só em bloco
Salmito acha maioria quer união com Elmano (Nota da foto)
O secretário da pasta de desenvolvimento econômico do Governo do Estado, filiado ao PDT, Salmito Filho, disse que a maioria do Diretório da sigla conjuga com a união junto ao governador Elmano de Freitas. A afirmação surge em meio ao momento do racha partidário envolvendo o deputado federal André Figueiredo e o senador Cid Gomes. O senador Cid Gomes fez um acordo com André Figueiredo, e de acordo com Salmito essa articulação foi desfeita, diz Salmito relatando que será feita uma convocação com pelo menos um terço do Diretório Estadual do PDT para tratar do englobamento.

Fedendo a cão
O PDT está em guerra no Ceará. No começo da semana o deputado federal André Figueiredo destituiu Cid Gomes da presidência do partido no Estado e reassumiu o lugar que havia cedido ao senador até o fim do ano. Cid é vice dele na estadual.

Histórias cabeludas
Tauá tem perto de 600 famílias passando sede. O inverno nos Inhamuns , onde está o município foi ruim e muito irregular. Daí que o desabastecimento na área descobriu uma série de latas vazias. Aliás, tudo indica que hora dessas,com o novo governo “o pau da lata” virá à tona.

Pela hora da morte

A situação tornou-se ainda mais crítica porque o município de Tauá teve a distribuição de água suspensa pelo Exército Brasileiro, responsável pela Operação Carro-Pipa, em face da existência de fortes indícios de fraudes na entrega de água pelos pipeiros.

É replay da safadeza
Enquanto isso, moradores da zona rural continuam desabastecidos sem perspectivas de retomada do serviço. Nem o Estado, nem o município têm condições financeira e/ou estrutural para manter o fluxo de pipeiros.

O IPM que nunca acabou
De acordo com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, órgão vinculado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, ainda “está em curso, determinado pelo Exército, um Inquérito Penal Militar (IPM) para apurar as suspeitas de fraudes e responsabilizar quem estiver envolvido”.


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário