Coluna do Macário batista para o dia 09 de outubro de 2023


O  fim do botequim
Dizia um dia o Padre Vieira, aquele daqui da Várzea Alegre e que foi vigário no Icó, que bodega é consultório médico, delegacia de polícia, parque de recreação de adultos, capa de jornal com as notícias do dia e pousada de fuxiqueiros, canto melhor não há para falar das pessoas. De bem ou de mal. Uma instituição de valor irretocável, um ponto invejável de encontros e desencontros. Mas o boteco está com dias contados. Meus amigos já não saem de casa, “dicretados” a tomar umas geladas ou umas cangibrinas pra esconder e espantar as mágoas. Eu, também. Como é que você pode sentar em paz numa bodega , aflito, um olho no peixe, outro no gato? Como sentar numa mesa de calçada com carros prontos a te atropelar, malucos a te xingar por tua cor ou ainda ser alvo para bandidos que provam fidelidade ao dono da facção (facção tem dono ou chefe?) matando uns dois ou três, pra mostrar coragem, valentia, desapego à vida alheia, totalflex, isto é; provar frieza e desempenho matando alguém, só por matar? Tá assim. Não tem segurança no mundo que me faça mais ir a uma das mais lindas instituições das cidades e dos sertões, praias e beiradas de rios e açudes. Cê acha que vou servir de alvo para tirinhos de bandidinhos, traficantes, drogadiços que podem te dar uma facada no bar da esquina pra ganhar uma pedra, como oferecem outros maluquetes soltos, com mandados e tornozeleiras? O botequim está no fim. Fadado ao desaparecimento pela incompetência de quem deixou a vida, ou o desprezo a ela, chegar ao ponto que chegou. Os vereadores discursam, os deputados clamam, os governadores dizem se arregimentar, os secretários de segurança e os ministros da área, dizem que fazem e acontecem mas suas palavras, até a ação, são um risco n’água. Vou uma ova. Enquanto não houver alguma posição pra encarar o bode na sala, vou ter que arrumar um balcão aqui em casa pra fazer de conta...mas vou fuxicar com quem?

A frase: “Fortaleza terá um candidato de direita, cristão e patriota”. Diz o deputado Alcides Fernandes, pai do André Fernandes, O Raspa.


À Beira Mar (Nota da foto)
Zé Guedes, que eu vi menino, calças curtas indo ao colégio, meu vizinho da João Brígido, quando éramos apenas um quarteirão, garroteado por uma favela e um chão baldio é artista plástico de pena e bico internacionais, incluindo pincéis, réguas e compassos. Acima de tudo,porém, carrega a sensibilidade das pimentas que a Mãe dele, querida e saudosa amiga nos regalava. À flor da pele. E acha isso aí,na Beira Mar. Um grito, mais que um discurso político.

Foi ótimo
A CBF aumentou a premiação do Fortaleza  na Copa do Brasil 2023. O Leão havia ganho R$5,4 milhões no torneio, mas a entidade anunciou em uma conta oficial nas redes que o Fortaleza botou no bolso R$8,5 milhões.

...e ainda é X9
O blogueiro bolsonarista Wellington Macedo de Souza disse na quinta-feira, 5, que a ideia de tentar explodir um caminhão-tanque perto do Aeroporto de Brasília, no fim do ano passado, foi do ex-taxista Alan Diego dos Santos Rodrigues.

Tirando da reta
Em depoimento à CPI dos Antidemocráticos do Distrito Federal, ele também afirmou que não conhecia o gerente de postos George Washington de Oliveira Sousa. Os três foram condenados à prisão pelo episódio. Vão perder a chave da cadeia?

Sem tempo
Houve uma reunião na Semace para que um colegiado aprovasse, ou não, o início da construção da estação de dessalinização da Cagece no Mucuripe.Tudo corria bem,, mas um senhor do TCM pediu vistas dizendo que não havia lido direito. Plenário ficou pra 19 que vem.

Heresia
Saiu na capa deste jornal: “Chefes dos três poderes fazem ato em defesa da democracia nos 35 da Constituição de 88”. Meu Deus!!! Será que eles se comparam aos titulares de 88? Ulisses por Lira? Tais brincando!!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário