Coluna do Macário batista para o dia 12 de outubro de 2023

O Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh (CH-UFC), composto pelo Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), recebeu nesta semana, o anúncio de investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para obras de ampliação. A declaração foi dada pelo presidente da Ebserh, Arthur Chioro, que compareceu à solenidade em que o reitor da UFC, Custódio Almeida, deu posse à médica Josenília Gomes no cargo de superintendente do Complexo, com a presença de autoridades e comunidade hospitalar. O novo PAC prevê investimentos em diversos setores em todo o país, totalizando R$ 1,5 bilhão. É a primeira vez que estes hospitais recebem recursos do PAC. Eles vão possibilitar o aumento da capacidade de ensino, pesquisa e inovação em saúde, com a modernização do HUWC e a finalização do novo prédio da Neonatologia da Meac, onde, por exemplo, o número de leitos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) passará de 21 para 40 e os da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal, que atualmente são 35, serão 56.  “O ritmo da obra da Meac está bastante acelerado e arrancamos um compromisso de entrega da obra o quanto antes. Com isso, a Maternidade vai ter um excelente pronto-socorro obstétrico e nos permitir passar para a construção das Unidades Neonatais”, disse Chioro. Quanto ao “novo Hospital Universitário Walter Cantídio”, o presidente acompanhou o reitor, Custódio Almeida, em visita guiada por gestores locais. “Estamos dando andamento aos trabalhos de recepção da doação do que seria o hospital do coração, do Instituto de Ciências Médicas, à UFC, e naquele espaço nós vamos construir o novo hospital Walter Cantídio, que será, sem sombra de dúvidas, o melhor e mais bonito hospital universitário do Brasil”, disse.

A frase: “O Complexo Hospitalar da UFC, formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.” MEC explica.

Banda do Camilo toca alto (Nota da foto)
“Dentre as políticas de Governo as ações no campo da Educação são as que retêm melhor avaliação. A proposta de criar uma poupança pública para estudantes é reputada positivamente por 69% dos entrevistados e negativamente por apenas 18%. Para 88% dos brasileiros a ideia ajudaria “muito” a reduzir a evasão escolar e 70% dos entrevistados dizem que a instituição dessa poupança auxiliará em larga medida a adesão a ensino superior ou técnico no futuro.” De avaliação interna do Governo.

Covarde, cruel e golpista
O deputado Osmar Baquit (PDT) entrou na briga em relação a decisão do senador Cid Gomes (PDT) ir à Justiça contra a escolha do PDT nacional de desativar o diretório cearense da sigla. Insatisfeito, chamou o ato, encabeçado pelo deputado André Figueiredo, de “golpista”. Pegou pesado.

Feio mesmo foi Bebé X Leonardo
O deputado Eunício Oliveira, ex-colega do ex-deputado Leonardo Araujo, que tenta deixar o PMDB, foi na jugular. Por alguma desavença entre as duas almas,Eunício foi ao meio fio e disparou contra Leonardo`”Bichinha, bicha nojenta, viado...” E foi cabeça a fora dizendo ainda: - Me processe que eu quero mostrar seus podres. Tudo gravado,nas redes. Vaaaaa-lha!!!

Agora, bom mesmo...
O Prefeito Zé Sarto fez o funcionamento da Prefeitura ficar mais barato.Economizou uns tantos decretando ponto facultativo hoje,12, por Nossa Senhora Aparecida e pelo Dia da Criança. Pernas pro ar que ninguém é de ferro. O Governador Elmano só gritou: Segue o líder. E fez o mesmo no Estado.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário