Governador articula com bancada federal recursos para o Huce

 


Perto da conclusão, governador Elmano de Freitas busca apoio para últimas fases da obra, entre elas a criação de centro de oncologia
Nessa segunda-feira (9), o governador Elmano de Freitas (PT) esteve reunido com deputados federais cearenses em busca de novos investimentos para a conclusão da obra do Hospital Universitário do Ceará (Huce), equipamento construído no campus Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Depois da reunião, a comitiva realizou uma vistoria para ver de perto as instalações da unidade.
Outras autoridades também compareceram à vistoria, como: a senadora Augusta Brito (PT); o superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira; a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho; a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro; o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT); além de deputados estaduais, entre outros.
O prédio do Huce está com as instalações praticamente prontas, restando alguns serviços de retoque e acabamento. Segundo o governador, ainda resta também fazer os processos de licitação para a compra de equipamentos hospitalares e para a urbanização do entorno, incluindo construção de acessos e estacionamento.
Elmano não deu prazo para a conclusão da obra, mas disse que será feito um cronograma de abertura do hospital, inaugurando a unidade com funcionamento parcial e, em seguida, iniciando a operação de novos serviços gradativamente, à medida em que os equipamentos forem adquiridos e os profissionais contratados.
Sobre o encontro com a bancada federal nessa segunda-feira, o governador disse que a pauta discutida foi o repasse de recursos para a implementação de um plano estadual de oncologia para todo o Ceará, uma promessa de campanha de Elmano. “Esse é um investimento razoável, que precisa de um custeio elevado. Estamos fazendo um plano da ordem de R$ 270 milhões para implantar e custear o primeiro ano de toda uma rede de tratamento de câncer para todo o estado do Ceará.” O Huce será o primeiro hospital estadual com um centro de oncologia.
O governador destacou o apoio dos parlamentares cearenses para que o Hospital se tornasse uma realidade, apoio que vem desde o governo de Camilo Santana (PT), quando a obra teve início. O empreendimento recebeu mais R$ 366 milhões em verbas até agora, com origem no Tesouro Estadual e nas emendas parlamentares.
“Hoje foi uma primeira reunião (...). Eu quero me reunir com cada deputado federal, conversar com cada um. (...) Vamos dialogar com a bancada federal com muito respeito, buscando ter o apoio financeiro e orçamentário para este plano que, penso eu, unifica todos nós”. Os deputados têm até novembro para apresentar suas emendas, solicitando recursos federais para o estado.
O coordenador da bancada cearense em Brasília, deputado federal Eduardo Bismarck (PDT), disse que a contribuição dos parlamentares à obra deve seguir. “Essa parceria tende a continuar (...) em tudo aquilo que a bancada puder fazer, habilitando novos serviços junto ao Ministério da Saúde, dialogando com o Governo Federal, aproveitando que temos grande base tanto no Governo do Estado quanto Governo Federal, apesar de que esse é um projeto suprapartidário.”
A unidade
O Hospital Universitário do Ceará é uma obra fundamental na estruturação da rede pública de saúde do estado, segundo o governador. A unidade vai atender a população da Região Metropolitana de Fortaleza, contribuindo para o processo de expansão da saúde no estado. O Huce disponibilizará à rede estadual mais 680 leitos, sendo 462 de internação em enfermaria e 207 para internação crítica, além de 11 para pré-parto, parto e pós-parto. Com três torres construídas, o hospital abrange os segmentos clínico, cirúrgico e materno-infantil.
Além disso, ofertará todas as especialidades médicas. Segundo a secretária de saúde do estado, Tânia Mara Coelho, também será importante para a formação de novos profissionais de saúde, uma vez que, vinculado à Uece, contará com residência médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário