Coluna do Macário Batista para 16 de novembro de 2023

Frouxo de choro
Tem frouxo de riso, diz o dito popular. E tem o frouxo de choro. Gente que chora à toa. De emoção, de tristeza, de alegria, de saudade, por fim, tem choro pra todo gosto. Nos estádios, por exemplo, a ansiedade chega a dar em lágrimas. Na política, idem. E tem o choro do dia-a-dia. Gente que chora com frio, com calor, no banho, à mesa, na hora da comida. E ai cê pergunta; onde que diabos ele quer chegar? No tempo de hoje. A dor que as imagens vêm trazendo nessa história de ter as guerras dentro da casa da gente. Carnificina ao vivo. Morte de crianças ao vivo. Morte de mães ao vivo. Morte de inocentes ao vivo. Isso vai fraquejando, uns. Endurecendo, outros. Assim, arranca choro, como o contrário do riso, a menor emoção, tipo homenagem, abraço, parabéns, cumprimento. Cê vai ficando sem casca. O efeito cebola nos seus sentimentos. As camadas de segurança vão caindo e você , todo dia, vê vida se esvaindo no seu colo, seja em casa na TV, seja na rua, no celular, seja no trabalho quando abre o tablet e até quando encontra alguém que você não encontra há algum tempo. É quando a voz embarga. Dá um nó na garganta e ao invés de sons, saem lágrimas que nem sempre se explicam. A violência está levando as pessoas a esses patamares. Aqui um delegado estapeia uma mulher. Ali, outro arranca as orelhas de outra ex companheiro a dentadas. Mais adiante alguém passa atirando em pessoas pra provar pro chefe da boca que é capaz de matar. As ruas apinhadas de sem teto.Apinhadas de com fome. Escolas apadrinhadas pelo tráfico. Como diz o outro lá, sabe, depois do riso o frouxo agora é do choro. Que por sinal se avizinha quando você tem mais passado que amanhãs.


A frase: “Quem está conhecendo agora o PT que saiba que temos mecanismos [de democracia interna]. Eu sou pré-candidata. Quem quiser que se coloque. Quem quiser que lute”. Deputada federal Luiziane Lins.

Camilo assina acordo com a Justiça (Nota da foto)
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) fechou um acordo com o Ministério da Educação (MEC) para implantar um método de solução de conflitos nas escolas brasileiras. O ajuste estabelece uma cooperação técnica entre os órgãos para instituir a chamada “justiça restaurativa” no Sistema Nacional de Educação (SNE). A justiça restaurativa é um conjunto de métodos e técnicas que buscam resolver embates e situações de violência por meio de diálogo e da conscientização sobre as causas dos problemas. O ministro Camilo Santana citou os ataques em escolas no país e disse ser necessário criar uma “cultura de paz” nos locais. Em 2023, de janeiro a outubro, ocorreram 16 ataques. “É preciso criar uma grande rede para dar suporte a esses jovens e crianças brasileiras e [com] essas experiências, já implementada em alguns estados e municípios, não tenho dúvidas que vamos criar um grande movimento. Escola é lugar de paz, informação, esperança”, declarou. O ministro também disse que é importante buscar “punir e responsabilizar” as plataformas digitais ou “aqueles que usam as plataformas para estimular o ódio e a violência”.
Fomento do Estado
A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) aprovou nessa terça-feira (14) o projeto enviado pelo governador Elmano de Freitas (PT) que autoriza o Poder Executivo a constituir a chamada Agência de Fomento do Estado do Ceará, que visa estimular o desenvolvimento econômico no estado.
VaiVem
Começou a tramitar na Assembleia Legislativa do Ceará o projeto de lei 114/23, do Governo do Estado, que cria o VaiVem Livre. O programa visa oferecer transporte público gratuito na Região Metropolitana de Fortaleza a pessoas de baixa renda, com uma passagem de ida e volta entre os municípios e a Capital. O Governo subsidiará as empresas de ônibus para compensar a gratuidade. Deputados da oposição já disseram que pretendem ampliar o programa.
Nova Secretaria
Estaria nos “finalmentes” o trabalho de criação de uma nova secretaria regional em Fortaleza. O município teria a Secretaria da Beira Mar, trabalhando do Poço da Draga ao Mercado dos Peixes. O Prefeito Sarto poderia anunciar a novidade a qualquer momento, ainda este mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário