Estudantes de Fortaleza comemoram primeiro dia do Passe Livre

O benefício, que começou a valer nesta segunda-feira (13/11), contempla todos que possuem carteira de estudante válida
O Passe Livre Estudantil de Fortaleza é ofertado sem restrições de rede de ensino, nível escolar e critérios socioeconômicos (Foto: Beatriz Bobliz)
Quando apresentou a carteirinha de estudante para passar pela catraca do ônibus e viu o saldo continuar o mesmo, Franklin Teixeira, de 19 anos, se alegrou, estava inaugurando o seu uso do Passe Livre Estudantil, benefício que começou a ser concedido nesta segunda-feira (13/11) pela Prefeitura de Fortaleza a todos que possuem carteirinha de estudante válida.
"Pra mim, é muito bom. Eu tirava esse dinheiro da minha bolsa de estágio e de vez em quando tinha um auxílio dos meus pais. Não vou mais precisar, é bom poder dizer isso pra eles", conta Franklin, que estuda computação no Centro e mora no Passaré, fazendo o percurso para a aula de ônibus diariamente.
Nayla Dantas dentro do ônibus
Para Naylar Dantas, o Passe Livre uma vitória coletiva
O Passe Livre Estudantil beneficiará todos os estudantes residentes no município, independente do seu endereço, com duas passagens diárias, não cumulativas, válidas em dias úteis e letivos. A disponibilização das passagens só é suspendida quando o período letivo é concluído e as aulas regulares se encerram. Independente do mês. Por exemplo, se por alguma razão a escola, faculdade, universidade ou curso não houver entrado de férias nos períodos tradicionais, o sistema reconhecerá o cronograma da instituição e a gratuitidade continuará valendo. O documento utilizado para a validação é a própria carteirinha de estudante, sem necessidade de nenhum cadastramento.
O impacto do Passe Livre no orçamento familiar será considerável para o estudante Andreas Victor Araújo, de 20 anos. "Foi um alívio para os meus pais, quando eu disse que não precisaria do dinheiro deles porque agora vai ter Passe Livre Estudantil. Vai ser de fato uma coisa boa pra nós estudantes, não ter que tirar dinheiro de certas coisas das quais não poderíamos tirar. Tem muita gente que não tem o dinheiro da passagem", afirma Andreas.
Estudando administração, Nayla Dantas, de 23 anos, relata que ficou muito satisfeita quando soube do Passe Livre. Para ela, que trabalha e estuda, fazendo todos os percursos de ônibus, é uma preocupação a menos. "Já não vou ter que gastar com isso. Vou poder fazer uma reserva financeira, usar pra outra conta. Vai fazer muita diferença", avalia, acrescentando que considera o Passe Livre uma vitória coletiva. "Muitos estudantes deixam de ir para a escola porque não têm como pagar as passagens, e a gratuidade vai aliviar muitas mães de família que têm que tirar o dinheiro do bolso para o filho estar com o estudo em dia, ir para a escola, vai facilitar muito o acesso a educação para jovens que não têm condições", reflete.
Já Raian Emanuel Laurentino, de 19 anos, não precisa dos bilhetes de ônibus para ir à faculdade. Estudando na modalidade à distância, ele gastava com o transporte público diariamente para ir ao estágio. "Gastava boa parte do dinheiro que ganhava do estágio com as passagens, ficava um pouco complicado pra mim. Agora eu posso investir em outras coisas, até mesmo em cursos que eu quiser fazer. Vai ser de grande ajuda, essa gratuidade", calcula Raian.
A motivação para investir nos estudos também aumentou para Emanuel de Lima Neto, de 21 anos. O estudante mora em Maracanaú e cursa a faculdade de Biologia no campus do Itaperi. "Vai ser uma economia e tanto. Esse dinheiro vai ser usado para outros gastos na faculdade, como material, meus livros, impressões, vou ter mais recursos para auxiliar nos meus estudos", ressalta.
O Passe Livre Estudantil de Fortaleza é ofertado sem restrições de rede de ensino, nível escolar e critérios socioeconômicos. O benefício busca a promoção da educação e do bem-estar dos estudantes, uma vez que incentiva a mobilidade sustentável, a garantia do acesso à educação e a redução da carga financeira para as famílias mais vulneráveis, entendendo a educação como um direito fundamental de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário