Homenageio eu ao Zé Paulino

 Partindo da premissa de que o cearense sempre esquece seus valores mais importantes, em nome de valores que não têm nada com nada, saúdo eu, humildemente e por conhecer a história, a memória do jornalista Paulino Rocha, o idealizador, incentivador e verdadeiro criador do Castelão, quando ainda não havia se metido em política.


Comemoração dos 50 anos da Arena Castelão tem inauguração de melhorias e jogo festivo


O governador Elmano de Freitas participou da solenidade, que também contou com lançamento de carimbo e selo comemorativos

Palco de grandes festas esportivas e culturais, a Arena Castelão recebeu, na noite desta sexta-feira (10), crianças, personalidades, ex-jogadores e diversas autoridades para a solenidade em comemoração aos 50 anos do estádio. Presente na ocasião, o governador Elmano de Freitas, acompanhado da vice-governadora Jade Romero, inaugurou as recentes melhorias que o Estado realizou na Arena.

“É um equipamento muito importante para o futebol cearense e para o povo de fé, que aqui já recebeu o Papa João Paulo II, fez o Queremos Deus, tivemos shows de artistas renomados. Aqui, nosso povo se encontra para ver seus times e celebrar amizades. Com muito orgulho, nós estamos entregando novo telão, nova iluminação de LED e novo som. Queremos avançar para garantir reconhecimento facial no futuro”, afirmou o governador.
Jade Romero destacou a importância do Castelão para a população. “Vida longa ao Castelão, que a gente possa sempre ter as melhores condições para que tenhamos lindos espetáculos, sobretudo, do futebol cearense”, reforçou a vice-governadora.

As melhorias somam cerca de R$ 15 milhões em investimento. As ações foram executadas por meio da Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP).
Nisso, foi entregue novo sistema de iluminação em LED – 360 refletores com maior eficiência e estimativa de economia de até 52% de energia. Também foi realizada a substituição dos placares eletrônicos – equipamentos de LED com qualidade em pixels superior ao antigo, além de uma economia de energia que pode chegar a 72%. A Arena ganhou, ainda, um novo layout na fachada em comemoração aos 50 anos.

Outras ações estão em andamento e serão concluídas em breve: aquisição de novos grupos de geradores; sistema de iluminação cênica; manutenção do sistema de som – recuperação de componentes cluster’s e cerca de 72 caixas de som, além da aquisição de novos amplificadores, racks climatizados e nobreaks.
Em março, foi entregue o novo gramado com um sistema de drenagem mais eficiente, cujo investimento foi de R$ 1,9 milhão. “Desde o início do ano estamos trabalhando para entregar melhorias e equipamentos que garantam mais modernidade para esta praça esportiva”, reforçou Quintino Vieira, superintendente de Obras Públicas.

Rogério Pinheiro, titular da Secretaria do Esporte, pasta que administra a Arena Castelão, também falou do orgulho de poder comemorar a data. “Ao celebrarmos essa marca, olhamos para o passado com gratidão e para o futuro com entusiasmo. Este é o local onde os sonhos são alimentados e a magia perdura”, enfatizou.
Celebração

Na oportunidade, foi apresentado o teaser do documentário “O Gigante do Mata Galinha: 50 anos de histórias do Castelão”, uma realização do Governo do Ceará. A produção será exibida na TVC (canal 5) neste sábado (11), às 9h, e estará disponível nas plataformas digitais do Governo do Estado.

Outro destaque da noite foi a partida festiva entre personalidades, ex-jogadores e demais convidados. Na arquibancada, olhares atentos do público, incluindo lendas do futebol cearense como Geraldino Saravá, 73, maior artilheiro do Castelão; Sérgio Rêdes, 76; Cícero Capacete, 72; e Celso Gavião, 67.
Sérgio Rêdes, que esteve presente na inauguração em 1973, sente muito orgulho de fazer parte dessa história. “É muita emoção. Depois de tantos anos, voltar ao Castelão e ver a organização, é uma alegria muito grande”, conclui.

Aproximadamente mil crianças atendidas pelos programas das secretarias do Esporte e Proteção Social também fizeram a festa. Para alguns, foi a primeira vez no Gigante.
Moradora do Planalto Pici, a vendedora Irislandia Lima, 42, falou da emoção que ela e o filho Antoniel, 12, sentiram ao conhecer o estádio. “Eu fiz de tudo para que a gente estivesse aqui hoje. Quando chegamos aqui, ele disse que estava no Paraíso. Ele faz parte do Esporte SuperAção há dois anos. Estamos encantados com o Castelão ”, disse Irislandia, que mora no no bairro Planalto Pici.
Quem também visitou a Arena pela primeira vez foi Maria Luiza Nascimento, 8, que estava acompanhada da avó Joalina Carneiro, 70, moradora do Quintino Cunha. “Me sinto orgulhosa de estar aqui no Castelão com minha neta, depois de muitos anos sem vir nesse espaço. O esporte é muito bom para ela, desenvolve a pessoa, faz amizades. Vejo isso no seu dia a dia”.

Foi realizado, ainda, o lançamento do selo personalizado e carimbo comemorativos produzidos pelos Correios em alusão aos 50 anos do estádio.
Patrimônio dos cearenses

O Estádio Governador Plácido Aderaldo Castelo (Arena Castelão), inaugurado em 11 de novembro de 1973, é atualmente uma das principais esportivas do Brasil. Com capacidade atual para 63.903 pessoas, é o quarto maior estádio do País, o maior do Norte/Nordeste e está entre os 60 maiores do mundo.

O Castelão já recebeu jogos da Copa do Mundo Fifa de 2014, Copa das Confederações 2013, Taça Libertadores da América, Copa Sul Americana, entre diversos campeonatos nacionais, regionais e locais. De janeiro de 2013, quando recebeu a primeira partida como Arena, já foram 627 jogos.
O estádio também foi palco de grandes shows com artistas nacionais e internacionais: Paul McCartney, Beyoncé, Elton John, Roberto Carlos, Ivete Sangalo e Iron Maiden.

A Seleção Brasileira de Futebol e a passagem do papa João Paulo II, em 1980, por Fortaleza, bateram recorde de público no estádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário