Programa de passagem intermunicipal gratuita é criado pelo Governo do Ceará

O projeto de lei que garante passagem intermunicipal gratuita à população da Região Metropolitana de Fortaleza foi encaminhado pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, à Assembleia Legislativa do Ceará nesta terça-feira (1). O Programa Vai e Vem Livre faz parte de uma das promessas eleitorais foi uma das propostas da campanha eleitoral de Elmano enquanto candidato ao Governo do Estado, no ano passado.

O Programa Vai e Vem Livre será subsidiado pelo Estado do Ceará e abrangerá categorias específicas de usuários, que serão detalhadas posteriormente em decreto do Poder Executivo. Elmano de Freitas justificou que a medida é fundamental para beneficiar os cearenses que mais precisam.
“Nós nos comprometemos com os moradores da Região Metropolitana em estabelecer um programa para que as pessoas pudessem vir a Fortaleza e voltar sem pagar nada. Isso vai garantir que uma pessoa que gasta mais de R$ 400 mensais em passagens de ônibus tenha esse dinheiro sobrando no bolso para comprar o que precisa; alimentação, medicamento, entre outras coisas que considere importante”, defendeu o governador, explicando que o Projeto segue para apreciação e votação na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).
De acordo com o Projeto, os beneficiários receberão gratuitamente cartão eletrônico, denominado Cartão VaiVem Livre, para utilização em sistema de bilhetagem implantado pelos operadores dos modos de transporte metropolitano. O cartão permitirá o armazenamento de créditos eletrônicos e deverá ser personalizado, pessoal e intransferível, vinculado ao número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do beneficiário, possibilitando o controle do seu uso através de biometria ou outra tecnologia de identificação pessoal.
Durante a live em suas redes sociais, o governador do Ceará destacou que, para a criação do Programa VaiVem, ele teve como referência uma pessoa próxima, que trabalha como diarista. Ele explica que , para sair da cidade onde mora, localizada na Região Metropolitana, para chegar ao trabalho, em Fortaleza, e depois voltar para casa, ela precisaria pagar 28 reais por dia com passagens de ônibus.
“Estabelecemos que vamos criar um programa, chamado VaiVem Livre, para você (residente da Região Metropolitana) vir e voltar para Fortaleza sem pagar nada. Hoje, estou assinando a mensagem que será enviada à Assembleia Legislativa, para pedir a análise dos deputados e que eles possam debater a proposta, melhorá-la e garantir essa gratuidade”, afirma.
Elmano não especificou quantas pessoas devem ser beneficiadas com o projeto. Caso aprovado, o passe livre intermunicipal será oficializado por meio de Decreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário