Requalificação na entrada do Bom Jardim traz mudanças para moradores da região

Atualmente com uma população estimada em mais de 40 mil pessoas, o bairro Bom Jardim se consolidou ao longo de sua história como um local de intensa mobilização cultural e social, com os seus moradores sempre buscando enfrentar através de associações comunitárias e projetos educacionais, o estigma muitas vezes negativo de violência e insegurança ligado a região. Mesmo com esses avanços, o local ainda sofre de problemas estruturais importantes, com lugares faltando pavimentações e saneamento necessários para que indivíduos possam viver.
Por muito tempo, os residentes do bairro esperavam soluções que buscavam resolver os problemas persistentes, mas à medida que os anos passavam, nada era feito. No último mês, a prefeitura de Fortaleza iniciou um projeto de urbanização para a entrada do Bom Jardim para melhorar a mobilidade dentro da região.
O planejamento tem o foco de fazer uma requalificação viária da Av. Oscar Araripe, que terá uma nova pavimentação com piso intertravado, ciclofaixa e calçadas. Um pórtico, com letreiro, também vai ser instalado na entrada do bairro. Além disso, uma praça será construída para os habitantes, contando com iluminação a LED e equipamentos para esporte e lazer.
De acordo com o morador, Alison Brandão, as obras irão trazer mudanças positivas, citando o amplo crescimento dos negócios na região, além de um espaço mais benéfico para os habitantes.
“Ela está trazendo uma mudança para mobilidade que normalmente as calçadas não tinham. Isso vai acabar fomentando mais a questão do comércio, com abertura de novas lojas. Trazendo uma visibilidade positiva para a área. Nesse aspecto é muito bom, principalmente em saber que o bairro não foi esquecido e está sendo lembrado pelos governantes. Além disso, você colocar esse letreiro, melhorar iluminação, dar um ambiente mais saudável logo na entrada, ajuda a combater os aspectos negativos da região. Eu acho que é o primeiro passo e vejo tudo com bons olhos”, destacou.
Outro que também se mostrou otimista com a questão foi o presidente da associação de moradores do Bom Jardim, Paulo da Silva, que comentou a longa jornada para colocar o projeto em prática.
“É um sonho antigo nosso. Em governos passados, a gente já lutava por esse benefício. Não foi possível. Agora deu certo, a gente conseguiu. Através de reuniões e do apoio da Câmara dos Vereadores, o projeto saiu do papel. E hoje está sendo revitalizado a entrada do Grande Bom Jardim, o que para nós é bom, pois com certeza vai diminuir o impacto de roubos e também do uso de drogas que era muito frequente. Tudo vai ficar muito melhor para os comerciantes, ciclistas e pedestres que vão conseguir trabalhar”, ressaltou.
As obras que só devem ser concluídas em julho de 2024 não foram as primeiras no bairro, anteriormente outras partes da região também tiveram requalificações. A construção faz parte do projeto Meu Bairro Empreendedor que tem o foco de melhorar as rotas comerciais, gerando oportunidades de aumento da geração de emprego e empreendedorismo no local.
As obras estão sendo executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINF) que trabalhou em outras construções de requalificações dentro da capital cearense. O investimento da construção é de cerca de R$ 3,8 milhões.
O Secretário Municipal de Infraestrutura, Samuel Dias, declarou que a demanda era antiga, explicando as melhorias trazidas com a nova obra. “Esse 1 km de via vai ser completamente requalificado, com piso intertravado, ciclofaixa, calçadas acessíveis e arborização, além disso, também uma nova sinalização vai ser construída. Essa é uma demanda muito antiga dos moradores do bairro e que agora a prefeitura de Fortaleza com o prefeito Sarto está realizando”, comentou.
Estigma
Além das mudanças de mobilidade, um dos principais aspectos que os moradores esperam que a requalificação possa trazer é o combate ao estigma e estereótipo negativo que a região vem sofrendo ao longo dos últimos anos. O fato que afeta diretamente os habitantes do bairro, acaba atrapalhando futuros empreendimentos e investimentos que possam ser feitos no local. Grande parte dos habitantes atualmente sentem a necessidade de algo a mais a ser feito.
Para Alison Brandão, a construção precisa ser a primeira de uma série de reformas a serem colocadas no bairro, ressaltando a necessidade de melhorias em outros setores, salientando como tudo isso pode ajudar a combater a imagem ruim da região.
“Vai ajudar sim a combater esse estigma do Bom Jardim, eu acredito que quanto mais trabalho de revitalização e construções de novas praças, os ambientes ficam mais saudáveis e atrativos. Eu sou extremamente a favor que isso seja feito não somente na entrada, mas em todos os pontos do bairro, que esse projeto não seja apenas algo de pavimentação, mas também de melhorias. A região tem muito espaço que poderia se transformar em algo de maior envolvimento com a sociedade”, realçou.
Pode ser uma imagem de 3 pessoas
Curtir
Comentar
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário