Será que sobrou jóia em Riade?

Dona Janja terá esquecido a chave de casa?

Lula embarca para participar da COP28 nos Emirados Árabes Unidos

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, embarcou nesta segunda-feira, 27, para o Oriente Médio. Embora o principal compromisso da agenda do chefe do Executivo nacional seja a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), a ser realizada no dia 1º de dezembro, a agenda internacional do político brasileiro já terá o primeiro compromisso nesta terça-feira, 28.
Antes de seguir para Dubai, onde acontecerá a conferência, Lula terá a primeira parada em Riade, capital da Arábia Saudita, onde tem uma audiência marcada com o príncipe Mohammed Bin Salman. Ainda em território saudita, na quarta-feira, 29, o presidente participará de eventos empresariais, sendo um da Embraer e o outro da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Logo depois, ele segue para o Catar, onde se encontrará com o emir Tamim bin Hamad al-Thani, que é a autoridade máxima do país. De acordo com Lula, a viagem terá como um dos objetivos a “abertura de mercados e atração de investimentos, principalmente em energia renovável”. Conforme o secretário de África e de Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores, o embaixador Carlos Sérgio Sobral Duarte, é “natural” que o conflito entre Israel e Hamas seja uma das pautas da conversa entre os dois líderes.
O Catar vem desempenhando um importante papel de mediador nesse contexto, tendo negociado, por exemplo, a trégua nos confrontos. O Brasil, por sua vez, tem interesse em repatriar um novo grupo de nacionais que estão na Faixa de Gaza. “Para o Brasil, é muito útil ter como interlocutor um país que também dialoga com todas as partes e é um país da região”, explicou o embaixador.
É importante destacar que, em Dubai, é provável que o líder brasileiro também se encontre com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen. Além dos três países do Oriente Médio, o chefe de Estado também terá uma reunião com o chanceler Olaf Scholz, na Alemanha, entre os dias 3 e 4 de dezembro. Em ambos os momentos, a expectativa é que sejam discutidas as negociações ainda em curso para finalizar o acordo entre o Mercosul e a União Europeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário