Um litígio onde o vizinho nem incha
Com o objetivo de colher mais subsídios sobre as áreas de litígio entre Ceará e Piauí, comprovando o pertencimento ao primeiro estado, o coordenador do Comitê de Estudos e Limites Territoriais do Ceará (Celditec), da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Luís Carlos Mourão consolida, neste mês, resultados de audiências realizadas nos municípios de Crateús e Tianguá, com os Bispos dom Ailton Menegussi, da Diocese de Crateús, e dom Francisco Edmilson da Diocese de Tianguá. Os encontros foram realizados em setembro. "O objetivo maior foi o de recolher documentos que confirmem a presença e administração cearense, desde antes da criação das dioceses, as capelas, igrejas e paróquias. Estas instituições desempenharam um papel fundamental na formação e consolidação das comunidades locais", acentua o coordenador, revelando que o apoio incondicional do presidente Evandro Leitão está sendo fundamental para as ações e movimentações do Comitê. Segundo ele, nas duas cúrias diocesanas existem documentos que registram fatos como a chegada dos primeiros padres, suas atividades missionárias, a construção das primeiras capelas e igrejas, além de outros eventos significativos relacionados à fé e às comunidades. "Especificamente, também buscamos localizar igrejas pertencentes às dioceses, com datas de fundação, bem como locais de peregrinação religiosa, entre outras informações", observa. Para tanto, Luís Carlos Mourão informa ter sido recebido pelos dois bispos, quando abordou a questão do litígio, o papel que a religião e a cultura local desempenham na resolução do litígio. "Conversamos também sobre a crença popular e o aparecimento de ´mártires´ que residiram nas áreas de litígio. Em Crateús fomos recebidos por dom Ailton Menegussi, e pelo padre Neto, líder da Paróquia Senhor do Bonfim, uma das mais antigas do Ceará", recorda. Nas duas oportunidades, o coordenador entregou um informativo expondo sobre a busca de documentos procurados. "Os dois religiosos se comprometeram em realizar pesquisas e nos encaminhar tudo que for encontro, no sentido de fortalecer o pertencimento da região ao Estado do Ceará", assinala.
A frase: “Com 51 pontos, o Leão conquistou matematicamente a vaga e é o 20ª clube classificado para a edição de 2024”. Há quem desconheça a importância do Fortaleza levar o Estado do Ceará ao futebol internacional.
A importância da política no futebol (Nota da foto)
Pela última rodada do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza vai enfrentar o Santos, na Vila Belmiro, nesta quarta-feira (6), às 21h30. Isso com o Leão já incluído na Copa Sulamericana para o ano que vem. Os políticos se agitam para o torneio e suas implicações. Entendeu?
Aberta temporada de provocações
Nem bem chegou o ano das eleições e os provocadores, pagos, estão em ação. Contam, sem prova de imagem que Ciro Gomes, provocado por um moço que o teria chamado de “bandido”, gravando vídeo,deu um tapa na figura.
Armadilha
Todos sabem que Ciro tem pavio curto e que reage a provocações. Encantoado pelo “estapiado”, que o provocou certo de que teria troco, Ciro teria dado um pé-d’ovido no moço que gravou dizendo ter apanhado.
Alias...
Ciro mudou. Noutra situação o artista, estaria bem pior que um simples tapinha no rostinho. Um murro na cara seria o desfecho e outros tempos.De uma próxima vez, se for só um, rompo os laços de admiração.
Coisa boa
Ligam amizades antigas de Brasilia, Rio, Minas e até velhos paulistanos. Tudo encantado com o tal do Paulo Mackartiney, o Beatlle de 82 anos que anda maravilhando o Brasil. Diz uma leitora: “O véi ta bem novim”.
Pra entender a economia
O Sine, em Fortaleza está oferecendo um mundaréu de vagas de trabalho. Maioria absoluta olhai pra quê; são 1.682 vagas de trabalho com pessoas com deficiência (PcD) e reabilitados pelo INSS. Garçom,206,auxiliar de cozinha 97, cozinheiro em geral 41,atendente de lanchonete 31..e por ai vai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário