Coluna do Macario Batista em 29 de janeiro de 2024


Os grampos do mundo da política
O leitor pensa e sente. Por isso escrevemos e quase nunca ouvimos sua opinião. Esquecemos que ele, o leitor-eleitor, mira-se no exemplo das mulheres de Atenas e quebra o silêncio. Também quer ir e vai à guerra. Dai que temos estes artefatos e com eles os armamos. Veja o que diz o especialista em direito eleitoral, Fabrício Moreira.
"Não é fato novo no ambiente político a busca insensata por descobrir os defeitos dos adversários e, desta forma, tirar proveito de informações que possam ser utilizadas para a contra estratégia ou, quem sabe, para extorquir, desmoralizar e desmanchar o espaço que poderia ser crescente do opositor. Antônio Carlos Magalhães, o Toinho Malvadeza da Bahia, foi denunciado por violar o painel eletrônico do senado, em 30 de junho de 2001, e após a descoberta, decidiu renunciar ao mandato para preservar seus direitos políticos e arquivar as investigações contra si. À época, a brava senadora do Estado de Alagoas, Heloísa Helena, ao saber que ACM sabia de todos os resultados dos votos secretos do painel eletrônico, subiu à tribuna e gritou com toda sua coragem de nordestina:
- “Na política posso até aceitar tudo, menos ser refém da memória de um crápula como Vossa Excelência”. ACM Neto, ao querer defender o avô e líder político, recebeu até o simpático apelido de grampinho, analogia aos fatos do senado e também pela investigação ao ser (o avô) acusado de comandar um esquema de grampos telefônicos ilegais na Bahia, contra adversários políticos. Outro que não escapou dos adversários, foi o então candidato ao Governo de São Paulo, João Dória, filmado em uma grande orgia com cinco mulheres peladonas. Mais adiante, Dória anunciou com um laudo em suas mãos, que o vídeo exposto pelos adversários, era uma grande fraude. Nascia naquele dia a chamada inteligência artificial (IA), que deve transitar com força nas próximas eleições, mesmo com o duro recado do Ministro Alexandre de Moraes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), "que sofrerão enormes consequências quem utilizar a Inteligência Artificial para obter votos em seu benefício". Também se comenta nos bastidores da política, que em muitos Gabinetes de Ministros, em Brasília, e dos Governadores dos Estados, os telefones são confiscados e guardados com os ajudantes de ordens na recepção, antes de adentrarem nas longas reuniões formais. E, agora, a imprensa noticia em toda a federação, que a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), que é o serviço de inteligência civil do Brasil, foi utilizada pela família Bolsonaro como uma agência paralela, para bisbilhotar a vida dos adversários políticos, de Ministros, Governadores, e até mesmo de um personal trainer de um dos filhos do então Chefe da Nação. Pelo visto, as próximas reuniões e acertos entre os políticos com vistas às eleições vindouras, devem ocorrer dentro de piscinas, evitando, pois, qualquer registro em áudio, porém, entrarão em cena os paparazzis. Afinal, sem registro algum, qual a graça que teremos no pleito eleitoral de 2024?"
A frase: "Cuspir no prato que comeu". Errado. "Cuspir no prato em que comeu", é o certo. Jamais tente comer o prato, pode dar engasgo.
Sobre esta coluna,dia 26 passado (Nota da foto
"Excelente artigo do Luciano . Um trabalho de posicionamento , que abre um espaço para a divulgação de um arcabouço sólido sobre a importância da água e do saneamento e , sobretudo , como esta política pública pode melhorar a qualidade de vida dos cearenses . Por sua abrangência , necessita da integração do público , do privado, do terceiro setor e do envolvimento da sociedade." Opinião de Alexandre Cialdini.
Democrata
“Mario Covas dizia: ‘O sujeito pode ser mais gordo, mais magro, mais alto, mais baixo, tem vários caminhos. Mas uma coisa diferencia: quem tem apreço pela democracia e quem não tem apreço pela democracia, essa é a primeira divisão’”.
Desocupado
Isso vem à baila, em razão de fala do vice presidente Alckmin. “O ex-presidente é um desocupado. Não é que ele atrapalha o governo, é uma coisa meio panfletária, meio descompromissada com as coisas, fake news e advoga uma tese quase incivilizatória. Quem não é democrata não deve participar da eleição”.
Não entendi
Motivos quais Sobral vai pra berlinda? O vazamento da prova do Enem foi descoberto no Paraná. A Policia Federal segue as provas em Juazeiro do Norte e o carinha que teria feito o vazamento é descoberto em Sobral.Parece a hístória da mosca que pousou no cocô do cavalo do bandido.
Novo líder
Flávio Torres, o querido físico, suplente de senador, presidente do PDT raivoso no Ceará, um homem de paz e violão, de moto e canções, de ultra leve e terreiros de fazendas, vai indicar, de hoje pra amanhã o novo líder do partido na Assembleia do Estado. Dia 2, o líder assume com Iemanjá.
A voz do dono
Criado pelo jornalista Fernando Cesar Mesquita, o programa da Rádio Câmara para Estados e Municípios se expande Brasil afora. Agora mesmo, depois de vários anos em Fortaleza, foi criada a Rádio Câmara FM em Várzea Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário