PSB confirma Izolda Cela entre novas filiações neste domingo
O partido anunciou a filiação da ex-governadora no ato deste fim de semana. Enquanto isso, Cid se reúne com aliados visando fortalecer grupo
“É uma grande honra para todos que fazem o PSB receber a filiação em nosso partido de um quadro político com a competência de Izolda Cela, uma educadora que fez história na vida pública como secretária de Educação na prefeitura de Sobral e, a seguir, no governo do Ceará, com resultados que colocam nosso estado como referência para todo o país”, anunciou o partido pelas redes sociais. “Izolda Cela no PSB nos dá a certeza de que estamos no caminho certo por um Ceará Cada Vez Mais Forte com Lula, Camilo, Elmano e Cid na luta pelo fortalecimento da Democracia e pelo fim da pobreza, no Ceará e no Brasil”, completou a publicação.
Izolda segue o mesmo caminho partidário que os outros ex-pedetistas liderados pelo senador Cid Gomes. Ela foi vice-governadora de Camilo Santana (PT) e assumiu o Governo do Estado como titular em 2022, após renúncia do petista, que foi pleitear uma vaga no Senado Federal. Izolda tornou-se a primeira mulher no comando do Executivo estadual.
Entretanto, ela deixou o PDT em meados de 2022 quando o partido a preteriu na hora de definir um nome para disputar o Governo do Estado na eleição daquele ano. A legenda acabou escolhendo o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT) como candidato, contrariando a indicação do PT, que apoiava o nome de Izolda para a reeleição. A decisão foi o estopim para o fim da aliança entre PDT e PT no Ceará, além de ter dividido a própria sigla pedetista.
Mantendo-se próxima ao aliado Camilo Santana, Izolda atualmente trabalha ao lado do petista, que assumiu o Ministério da Educação (MEC) no Governo Lula (PT). Ela atua como secretária-executiva da pasta, segundo cargo mais importante depois do ministro. Além disso, Izolda é cotada como candidata à Prefeitura de Sobral, cidade em que iniciou a carreira política. Ela sucederia Ivo Gomes, que termina o segundo mandato neste ano e também está migrando para o PSB.
Articulações de Cid
No ato marcado para domingo (4), o PSB Ceará vai receber entre os novos filiados o senador Cid Gomes e membros do seu grupo político que decidiu sair do PDT. Conforme o presidente da sigla no estado, Eudoro Santana, já havia antecipado, os primeiros a se filiarem ao PSB são o próprio senador e cerca de 40 prefeitos ligados a ele, pois eles ocupam cargos majoritários, logo, podem mudar de partido sem perder os mandatos.
O grupo também inclui quatro deputados federais, 14 deputados estaduais, entre titulares e suplentes, além de vereadores. No caso dos parlamentares, eles têm restrições para mudar de partido, pois seus mandatos pertencem à agremiação pela qual foram eleitos. Mesmo assim, muitos já demonstraram que irão seguir Cid na filiação ao PSB.
Ainda em relação aos prefeitos, alguns dos que integravam o grupo aliado a Cid no PDT não o acompanharam na filiação ao PSB e foram para outros partidos, como já noticiado pelo O Estado. Até domingo, ainda ocorrem as últimas articulações para fortalecer o grupo liderado por Cid. O senador tem feito, ao longo desta semana, uma rodada de visitas para encontrar aliados.
Na segunda-feira (29), Cid reuniu-se com os deputados estaduais Sérgio Aguiar (PDT) e Marcos Sobreira (PDT). No mesmo dia, Cid encontrou o deputado estadual Romeu Aldigueri (PDT) e o deputado federal Júnior Mano (PL). Nessa ocasião, também esteve presente o prefeito em exercício de Tianguá, Alex Nunes (sem partido), que também irá se filiar ao PSB.
Já na terça-feira (30), Cid esteve com o deputado estadual Guilherme Landim (PDT) e aliados nos municípios de Porteira, Tarrafas e Mauriti. Ainda nesse dia, o senador reuniu-se com a prefeita em exercício de Santa Quitéria, Lígia Protásio (PP), junto com o deputado estadual Bruno Pedrosa (PDT).
Nenhum comentário:
Postar um comentário