Bom dia


 

Limoeiro do Norte: Justiça autoriza que prefeita interina volte ao cargo

Menos de duas semanas após ser afastada pelo Poder Legislativo municipal, a prefeita em exercício de Limoeiro do Norte, Dilmara Amaral (Republicanos), recebeu autorização do Judiciário para retornar ao cargo. Ela voltou a comandar a cidade do Vale do Jaguaribe nessa segunda-feira (19) por decisão do desembargador Fernando Ximenes, do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).
Dilmara publicou um vídeo em que aparece comemorando. Indo em direção a Prefeitura, ela caminha pelas ruas da cidade e cumprimenta moradores. Já na sede do Executivo, ela fez um discurso ao lado de apoiadores. “A gente agora tem mais trabalho ainda a fazer. O momento é delicado. Nós trabalhamos durante os 120 dias da licença que eu estive à frente e nós vamos trabalhar muito mais a partir de hoje. Quero pedir para focarmos no trabalho e deixarmos todas as querelas de lado”, disse.
No último dia 8, a Câmara Municipal de Limoeiro do Norte tinha afastado a prefeita interina por 14 votos a favor e uma abstenção sob a acusação de “infrações político-administrativas”. Desde então, quem estava como prefeito da cidade era o presidente da Câmara, o vereador Darlyson de Lima Mendes, o Paxá (PSB).
Na época, Dilmara chamou o afastamento de “golpe” e convocou a população para “lutar” ao lado dela. Ela recorreu da decisão do Legislativo na 1° Vara Cível de Limoeiro do Norte, mas teve seu pedido negado. Em seguida, levou o caso à instância superior da Justiça, que lhe concedeu a liminar para reassumir a Prefeitura.
Dilmara Amaral assumiu a Prefeitura de Limoeiro do Norte em outubro de 2023 de forma interina, após o prefeito José Maria Lucena (PSB), de quem ela é vice, pedir licença do cargo por motivos de saúde. Apesar de terem sido eleitos juntos, Lucena e Amaral são rompidos politicamente. A mudança na gestão ocorreu após o prefeito eleito passar a ser investigado pelo Ministério Público do Ceará por ficar “sumido” da Prefeitura, sem exercer a função de prefeito e não passar o cargo à vice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário