Bom dia

 


Assembleia presta homenagem aos 44 anos de PT.
Mas o PT só fala da Prefeitura de Fortaleza
Correntes do PT podem definir candidato em Fortaleza
O Diretório Municipal do partido tem nove grupos distintos que estão se movimentando em meio à disputa entre os cinco pré-candidatos
Um dos pontos de maior atenção em meio ao debate eleitoral em Fortaleza, a disputa interna entre os pré-candidatos pelo PT à Prefeitura, vem mobilizando as chamadas correntes ou tendências que existem dentro do Diretório Municipal do partido. Elas são como grupos internos com identidade e posicionamento próprios, cada uma compondo uma parcela dos membros do Diretório. São importantes seja qual for o método de escolha do candidato: consenso, encontro de delegados ou prévias.
Muitas delas são ligadas a lideranças específicas e têm pensamentos divergentes sobre o futuro do partido. Algumas já manifestaram publicamente o apoio a um dos pré-candidatos ou estão dialogando com cada um deles no sentido de se posicionar em breve.
Os cinco pré-candidatos do PT à Prefeitura de Fortaleza são: o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Evandro Leitão; a deputada federal Luizianne Lins; a deputada estadual Larissa Gaspar; o deputado estadual Guilherme Sampaio e o assessor especial de Assuntos Municipais do Ceará, Artur Bruno. Até o momento, a maior disputa vem sendo protagonizada pelos dois primeiros: Evandro e Luizianne.
As correntes internas do PT Fortaleza são nove: Resistência Socialista; Democracia Socialista; Construindo um Novo Brasil (CNB); Movimento PT; Diálogo e Ação Petista; Articulação de Esquerda; Militância Socialista; Esquerda Popular Socialista; Articulação Unidade na Luta
A Resistência Socialista é a corrente mais expressiva do Diretório e lançou um manifesto de apoio à pré-candidatura de Guilherme Sampaio, que é também o presidente do Diretório de Fortaleza.
Como explica Sampaio, algumas correntes já têm relação histórica com determinados pré-candidatos, como é o caso da Democracia Socialista. “Ela (a corrente) não lançou um manifesto, mas historicamente tem sido a corrente da ex-prefeita Luizianne Lins. Então, é óbvio que a maioria dos componentes dessa corrente deve defender a candidatura de Luizianne”, disse. A ex-prefeita de Fortaleza tem promovido plenárias para ouvir e mobilizar a militância, além de buscar apoio das lideranças das correntes.
Ainda segundo Sampaio, as demais correntes que até agora não se posicionaram têm convidado os pré-candidatos para dialogarem e citou, entre outras, a Construindo um Novo Brasil (CNB), liderada pelo deputado federal e vice-presidente nacional do PT, José Guimarães.
Já o Movimento PT, corrente sob a liderança do deputado federal José Airton Cirilo, publicou nota de apoio no último sábado (24) à pré-candidatura de Evandro Leitão. O texto diz que, após conversas com todos os pré-candidatos do PT, resolveu, entre outras deliberações, “indicar o nome de Evandro Leitão como pré-candidato a prefeito de Fortaleza pelo PT, unificando o partido e atraindo uma frente ampla para vencer as eleições em Fortaleza”. Entre as suas movimentações, além de buscar apoio dos líderes das correntes do PT, Evandro também tem se encontrado com lideranças comunitárias e moradores de bairros de Fortaleza.
Consenso
Os petistas em Fortaleza vem buscando um “consenso progressivo” desde o ano passado sobre o candidato à Prefeitura de Fortaleza. Eles têm até março para uma definição em torno de um nome, mas, a depender do método da escolha, o que é outra discussão, a definição poderá vir apenas em abril, segundo o presidente do PT Fortaleza, Guilherme Sampaio. Até lá, pré-candidatos e correntes se movimentam em busca dessa definição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário