Coluna do Macário Batista em 05 de fevereiro de 2024

 

Coluna do Macário Batista em 05 de fevereiro de 2024

Centro de Operações de Emergência vai monitorar casos de dengue no Ceará
Para ampliar e agilizar a organização de estratégias de vigilância, frente ao aumento de casos de dengue no Brasil, o Ministério da Saúde instalou, na semana passada, um Centro de Operações de Emergência - COE Dengue. O anúncio foi feito pela ministra Nísia Trindade durante a abertura da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em Brasília (DF), reforçando que a atuação será coordenada com estados e municípios. A medida permite uma análise minuciosa, porém ágil, dos dados e das informações para subsidiar a tomada de decisão e definição de ações adequadas e oportunas para o enfrentamento dos casos. “A mensagem é de mobilização nacional, de união de esforços com estados e municípios. De um Brasil unido contra a dengue. Nós estamos, desde novembro, com uma série de ações para monitorar o avanço da doença. Temos o SUS, com toda sua capilaridade, os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. É um movimento de governo, mas também precisamos do apoio da sociedade”, frisou a ministra. A fala da ministra da Saúde reitera a coordenação, por parte da pasta, de uma série de atividades preparatórias para a sazonalidade de 2024. Desde o ano passado, o governo federal está em constante monitoramento e alerta quanto ao quadro das arboviroses no Brasil, convocando a sociedade, unindo esforços e trabalhando pela conscientização das medidas de prevenção em todo o território nacional. Em 2024, até o momento, o Brasil registrou 243.721 casos prováveis de dengue, sendo 52.069 casos na semana epidemiológica 1 (31/12 a 6/1), 63.995 na semana 2 (7 a 13/1), 79.872 casos prováveis de dengue na semana 3 (14 a 20/1) e 47.785 casos na semana epidemiológica 4 (21 a 27/4). Os dados são do painel de atualização de casos de arboviroses do Ministério da Saúde. No Ceará, neste ano, foram registrados 548 casos prováveis de dengue. Com o acionamento do COE, o Ministério da Saúde vai ampliar o monitoramento da situação, com ênfase em dengue, para orientar a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e de controle de vetores. O planejamento das ações e a resposta coordenada serão feitos em conjunto com estados e municípios e de forma interministerial.
A frase: "Opção ou prioridade? OPÇÃO é aquilo que escolho quando quero. PRIORIDADE é aquilo que quero quando eu escolho." Tem gente priorizando.
Foco(Nota da foto)
A filiação de Cid ,Izolda e grupo insurgente do PDT, ao PSB, fez do Ceará a cabeça de chave dos olhares da política nacional. Como se diz aqui...Pense numa festa!!!
Nem aí pro ferrvilhão cearense
Foco de Lula nas eleições municipais será em capitais com maior disputa com o bolsonarismo. Uma dessas cidades será Porto Alegre, onde Maria do Rosário disputará a prefeitura.
Dia a notícia...
O presidente Lula (PT) direciona suas atenções para as eleições municipais deste ano, concentrando-se nas capitais onde a disputa com o bolsonarismo se mostra mais acirrada.
E mais...
Lula intensificou as articulações para formar alianças e indicou seu interesse em se envolver ativamente nas eleições onde a polarização entre sua base aliada e os apoiadores do PL é evidente.Onde tiver um "bozo'.
Fortaleza tá na conta
Capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre estão no radar do presidente, onde as eleições se desenham como um embate entre lulistas e bolsonaristas, mesmo com múltiplas candidaturas aliadas ao PT.
Brasilia-Juazeiro do Norte
A GOL Linhas Aéreas lança a partir do dia 12 fevereiro de 2024 sua oferta de voos diretos entre o aeroporto de Juazeiro do Norte (JDO) e Brasília (BSB).
Dia e noite
Serão 4 frequências semanais, de segunda a domingo, de ida e volta entre a cidade do Cariri e Brasilia, em horários planejados para suprir, nos dois sentidos, as demandas nos períodos da manhã e noite.
Luz própria
O Ceará ultrapassou 73,5 mil conexões de geração própria de energia solar em telhados e pequenos terrenos. São 833,8 megawatts (MW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.
Trocando em miúdos
Desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou ao Ceará a atração de R$ 4,2 bilhões em investimentos, geração de mais de 25 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 1 bilhão aos cofres públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário