Coluna do Macário Batista para 14 de fevereiro de 2024

Todo penso é torto
Penso isso, penso aquilo, penso aquilo outro e vai-se levando os primeiros meses da campanha política deste ano onde estão em pauta, ou em jogo, mandatos de prefeitos e vereadores. E por isso mesmo as cartas, que antigamente ficavam nas camarinhas e nas algibeiras dos coronéis, hoje pulam à mesa, que nem espadilha, 4 de paus e as outras cartas grandes do truco, o barulhento jogo de baralho. Mais danado é que, onde parecia que o nacional não interferiria no municipal, no calcanhar do judas, onde o diabo perdeu as esporas. O PSB se debate, quase em estertores, pelas pressões do grupo do Lira, do Centrão, pra voltar ao leito, sob pena de retaliação. Lira, o Eduardo Cunha de tempos mais modernos, até que apareça um Cid Gomes na vida dele, está armado, por enquanto, de uma minoria pra fazer chantagem ao governo Lula, como fez, e venceu, no governo do Jair e tomou de conta do orçamento da Nação. Diz o analista, desde Brasilia, que o buraco que Lira encontrou é mais embaixo. Não é coisa rasa, superficial. Em cima do que chamam lá, zanga, raiva e guela larga de Lira e do Centrão, que já foi armado o bote pro grupo que faz mal à governança republicana, o nome que o Governo quer para substituir Lira na presidência da Câmara dos Deputados. Um Governo é feito de poderes em instâncias diversas e não pode ceder ou ficar a mercê de quem acha que o céu é seu, com direito aos anjos e santos mais poderosos em postos próximos a "deus". Essa conversa toda faz parte da recém chegada de Cid Gomes e seu time ao PSB do Ceará. O partido tomou grossura, ficou encorpado. Isso reflete no Planalto, é a pergunta. O presidente do PSB cederá às pressões de Lira ou reagirá aqui? Uma vez...uma vez o Brasil se libertou no julgo português a partir de Quixeramobim. Galho fino não segura macaco gordo, ensina o canelau.
A frase: "Quem tem com que me pague, deve e vai pagar". Atualizando os adágios.
Vice de Zema recepciona Lula em sua chegada em BH (Nota da foto)
O presidente Lula chegou a Belo Horizonte na semana. Em vídeo divulgado no perfil do presidente no Instagram, Mateus Simões, vice-governador de Minas Gerais, é o primeiro a recepcionar o líder do executivo. Além do vice de Zema, estavam presentes Fuad Noman, prefeito da Capital mineira, a deputada Duda Salabert, dentre outros nomes.
Nem ai
Prefeito medíocre não liga a mínima para o que seja enterrado em um espaço que precisa ser saneado. É comum comum ouvir deles e auxiliares que importante é o asfalto, pro povo não reclamar. Sanear não dá voto.
Cabeças de bagre
São baixíssimos os índices de turistas, de grandes centros, em Fortaleza nos últimos tempos. Enquanto na gestão passada o Setur estava sempre vendendo o destino, hoje, pensam que a cama tá feita. Caímos de 6o. pra 16o.
Alma penada
Quando a coisa sai de prumo cearense diz: Essa alma quer reza. O ex-Tasso disse que Camilo Santana tinha traços de coronel. O sr.Wagner foi ao meio fio; "Fica difícil uma pessoa que dialoga com todo mundo ser coronel".
Mais um...
A irreverência das redes sociais, essas que dão conta da vida de todo mundo sem peias, despejou em cima da fala do ex-Tasso, sobre os traços de coronel de Camilo Santana: "Falta ter um shopping e a coca-cola". Ói!
Secou de novo
Antes foi um prefeito, hoje são sitiantes irresponsáveis e egoístas. Tem umas 70 fontes, olhos d'agua descendo da Serra Grande pra formar a linda e idílica Bica do Ipu. Pois estão matando a Bica garroteando as fontes para suas plantações de maxixe e quiabo.
Pode ser uma imagem de 3 pessoas e texto que diz "LA 13"
Ver insights
Todas as reações:
Fabrício Moreira da Costa, Chiquinho Peixoto e 1 outra pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário