A vice-governadora do Ceará Jade Romero (MDB) apontou temas prioritários para o Governo do Estado neste início de ano. Ela esteve na Assembleia Legislativa (Alece) na última sexta-feira (2) representando o governador Elmano de Freitas (PT) na solenidade que abriu os trabalhos em 2024 no Parlamento estadual.
“Nesse primeiro mês de janeiro, alguns temas já ficaram bem evidenciados. Tivemos, por exemplo, apresentação do prognóstico de chuva por meio da Funceme. Não temos o prognóstico desejado. Devemos ter um ano de pouca intercorrência chuvosa, o que nos leva a fortalecer ainda mais os investimentos em segurança hídrica”, afirmou a vice-governadora. Ela ressaltou que o Estado deverá buscar conscientizar a população quanto à educação ambiental, com o uso racional da água. Além disso, o governador apresentará um plano de convivência com a seca.
“Destacar também os projetos relacionados ao hidrogênio verde. Recebemos já neste ano uma série de empresas e países interessados na transição energética. No Ceará, nós temos as condições naturais de vento e sol que nos ajudam muito a ter uma vantagem competitiva neste setor. Esse é um setor estratégico para o desenvolvimento econômico”, informou.
A mensagem enviada à Alece destacou que o Ceará recebeu a primeira planta de hidrogênio verde do país em 2023 e que foi assinado um pré-contrato para instalação de uma nova usina de hidrogênio verde, além de mais 12 memorandos de entendimentos com grandes players do mercado nacional e internacional, totalizando 35 documentos assinados.
Outra área lembrada pela vice-governadora na passagem pelo Legislativo foi a segurança pública. Ela citou ações recentes para a área como entregas de viaturas, chamamento de profissionais concursados e promoção de policiais e adiantou que haverá novidades. “Seguiremos atentos a essas questões relacionadas à violência e ao combate ao crime organizado de forma articulada. O governador Elmano deverá apresentar alguns planos relacionados ao reforço da inteligência”, disse.
Metas do ano
Na mensagem que enviou à Alece, o governador, além de prestar contas sobre ações da gestão nas mais diversas áreas, apontou também prioridades e metas para 2024. O texto foi lido pela primeira-secretária da Mesa Diretora do Legislativo, deputada estadual Juliana Lucena (PT).
A primeira área lembrada foi o combate à fome, citando o Programa Ceará Sem Fome. “Distribuímos mais de 4,5 milhões refeições nas 1.080 Unidades Sociais Produtoras de Refeições. Neste ano, esse número será bem maior, não tenho dúvidas, uma vez que já atingimos a marca atual de 100 mil refeições distribuídas diariamente”, disse o governador na mensagem.
Elmano falou também de uma promessa de campanha: o Programa VaiVem, que concede passagens gratuitas no transporte coletivo para a Região Metropolitana de Fortaleza. Funcionando atualmente para estudantes, o governador garantiu incluir os desempregados no benefício ainda neste semestre.
Ainda em mobilidade, outra promessa foi a conclusão do Ramal Aeroporto do VLT Parangaba-Mucuripe. Mais um anúncio foi a ordem de serviço para os próximos dias do primeiro lote de duplicação da BR-116.
Na saúde, Elmano falou do plano estadual de redução das filas de cirurgias eletivas. Disse que em 2023 a fila de espera foi reduzida “drasticamente” e, em 2024, a meta é zerar completamente a fila. Ainda na saúde, ele lembrou do lançamento do plano de expansão da rede oncológica do Ceará e afirmou que, “em breve”, todas as regiões do estado terão tratamento para o câncer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário