Na Câmara, Sarto traça os planos para Fortaleza em 2024

O prefeito discursou na abertura do ano legislativo na CMFor, apresentando ações e projetos para o último ano da gestão neste mandato
Na abertura dos trabalhos legislativos de 2024 na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) durante essa quinta-feira (1º), o prefeito José Sarto (PDT) apresentou um balanço das realizações da sua gestão nas mais diversas áreas: saúde, educação, infraestrutura, juventude, economia, mobilidade, urbanismo, habitação. O gestor informou que 75% das metas do plano de governo foram alcançadas e que pretende chegar a 100%.
Um ponto que Sarto destacou diversas vezes foi que a sua gestão prioriza ações nas áreas da periferia da cidade. “Estamos trabalhando nos pontos mais distantes, na maioria das vezes longe das grandes avenidas, onde vivem as pessoas mais carentes, as pessoas que precisam do nosso olhar mais atento. Das mais de 200 obras que estão em andamento em Fortaleza, mais de 90% estão na periferia”, disse.
Pré-candidato à reeleição, Sarto corre contra o tempo para fazer o máximo possível de entregas no último ano de gestão, que também é ano eleitoral e, por isso, tem suas certas restrições. No seu discurso no Legislativo, o prefeito aproveitou também para anunciar novos projetos e metas para este ano.
Para a saúde, Sarto prometeu entregar o Novo Gonzaguinha e o Frotinha da Messejana, além de um pacote de investimentos na atenção básica de Fortaleza da ordem de R$ 130 milhões. “Vamos entregar 16 novos postos de saúde, 14 já estão em construção. Vamos reformar 96 unidades, 13 já estão prontas e 41 em obras. Vamos reconstruir do zero nove postos de saúde, seis estão em execução. Estamos reformando as seis UPAs gerenciadas pelo município. Estamos implantando nove farmácias polo, sendo que quatro já foram entregues”, anunciou o prefeito.
Sarto ainda garantiu a implantação da primeira Escola Municipal de Saúde Pública na capital, “equipamento que vai garantir formação continuada para os nossos profissionais”.
Falando da realização de concurso público para a Prefeitura, anunciou edital para o certame do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), com 60 vagas.
Outro anúncio foi o de o lançamento já hoje (2) de um novo projeto em infraestrutura, o maior programa de investimentos na área da história de Fortaleza, conforme Sarto. “Vamos lançar o Programa Vida Nova, com recursos da ordem de R$ 2,2 bilhões, que envolve 220 novas obras. O pacote está dividido em quatro eixos: urbanização; novos equipamentos para ampliação de serviços; meio ambiente; infraestruturas viárias e mobilidade”. A cerimônia será às 19 horas no Parque Rachel de Queiroz, no Presidente Kennedy.
“Há muito para avançar, Fortaleza ainda tem muitos problemas, mas estamos trabalhando para resolver e para superar. Nosso governo tem compromisso. Eu apresentei um conjunto de ideias para os fortalezenses, assumi compromissos com a cidade e estou cumprindo. Vamos fazer ainda mais! Porque Fortaleza precisa e merece. Contem com isso!”, seguiu Sarto.
O prefeito terminou a fala relembrando sua trajetória, concluindo emocionado. “Estou suando a camisa de emoção por estar aqui como prefeito da cidade. Vim lá da Barra do Ceará, estudante de escola pública, trabalhando na vida pública, 35 anos de vida pública, ficha limpa, nenhuma reprimenda. É meu dever , não é favor, mas tenho 30 anos de história que revisito com muito orgulho. Posso olhar para meus filhos e filhas e olho com orgulho”.
Resposta aos professores
O prefeito Sarto, ainda no discurso na solenidade da CMFor, dirigiu-se à categoria de professores municipais. Sindicalistas e profissionais da educação organizaram um ato no Legislativo municipal para pressionar o gestor pela reivindicação de reajuste salarial de 10,9% para alcançar o piso do magistério de 2024.
“Aproveito este espaço para tranquilizar a categoria. O piso está assegurado. Reforço que o piso está garantido, mas estamos trabalhando numa proposta que vá além e atenda aos anseios dos nossos professores e professoras. Contem com isso”, declarou o prefeito, que prometeu “uma proposta bem razoável” aos professores e uma reunião com os representantes da categoria para esta sexta-feira (2).
Legenda: Sarto afirmou que 75% das metas do seu plano de governo foram alcançadas e pretende atingir 100%
Foto: Marcos Moura/Prefeitura de Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário