A Universidade Federal do Ceará (UFC), a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e o Governo do Estado do Ceará assinaram protocolo de intenções para transferência de titularidade de imóvel da empresa pública localizado na Praia de Iracema. O evento aconteceu nesta sexta-feira, 2, no Palácio da Abolição. O protocolo estabelece a cooperação mútua entre a UFC e os Correios para dar início aos estudos de viabilidade técnica para transferência do espaço, situado na Rua dos Tabajaras, que deverá ser integrado ao futuro Campus Iracema da UFC. Atualmente, ele sedia o Centro de Encomendas e Entregas (CEE) dos Correios.
Simultaneamente ao acordo celebrado entre UFC e Correios, o documento também prevê cooperação com o Governo do Estado para a construção de um novo Centro de Distribuição para a empresa pública, em espaço a ser indicado posteriormente. O acordo tem anuência da Secretaria de Patrimônio da União (SPU). Após a realização dos procedimentos necessários, a transferência definitiva da propriedade dos Correios será efetivada por meio de assinatura de termo próprio.
O professor Custódio Almeida, reitor da UFC, destacou o fato de que a instalação de uma universidade é um passo que não retrocede. “Quando se instala, ela na verdade convida para o seu entorno muita gente. Um trânsito de 3.000 a 4.000 estudantes vai conviver diariamente com o bairro em cursos de graduação, pós-graduação, extensão. Nosso objetivo é dar velocidade ao processo, com uma ocupação diária que possa somar e ajudar plenamente”, reforçou.
O reitor fez uma saudação especial aos representantes da Vila dos Almirantes e do Poço da Draga, duas comunidades localizadas no entorno do imóvel, com as quais assegurou que a Universidade manterá relações de aprendizado mútuo e cooperação. “A UFC tem o compromisso de ficar junto com vocês naquele território, e esse ‘ficar junto’ é estender a excelência e a qualidade que está presente em tudo o que a gente faz. Trazer mais qualidade de vida, oportunidades de formação para quem vive lá agora e para as futuras gerações”, afirmou Custódio.
O novo campus
No dia 29 de dezembro de 2023, a UFC assinou dois protocolos de intenções – um com a SPU e outro com o Governo do Estado – para começar o processo de instalação do Campus Iracema, com a futura doação do terreno e das benfeitorias já realizadas no antigo Acquario. O espaço abrigará a nova sede do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) e o Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN). Este equipamento será dedicado à divulgação científica de ecossistemas do Ceará, com exibições permanentes e temporárias, experiências interativas, aquário virtual imersivo, sala de cinema e anfiteatro para palestras e cursos.
O documento assinado com a Secretaria de Patrimônio da União prevê a cessão do terreno do Acquario Ceará. Já a cooperação firmada com o Governo do Estado dará início à doação das benfeitorias já realizadas no local. O novo espaço à disposição na Praia de Iracema abre a possibilidade de o novo campus da UFC receber, além do LABOMAR, outras unidades acadêmicas, o que ainda passará por estudos e debates nos colegiados da Universidade.
A expansão da UFC busca potencializar os espaços das unidades acadêmicas da UFC para que consigam comportar suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, que demandam reforço na infraestrutura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário