Coluna do Macário Batista em 01 de março de 2024

Camas separadas, casas divididas
Os grandes conflitos, incluindo os inventados, sempre têm traços interessantes no seu caminhar. A história, rica em detalhes e às vezes folclórica em acontecimentos, guarda surpresas e mostra quem sabe e quem não sabe. Como dizem que quem conta um conto aumenta um ponto, tem os que nem aumentam, criam. Desde muitos anos seguindo o invenção piauiense de que o vizinho de muro baixo se diz dono de "nóis tudim"(só num se mete com Sobral, porque o trem passa por cima), conheço bem as arrumações, artimanhas, besteiras e artistagens, como a do moço que inventou que lá embaixo, no Croatá, onde ele explora bauxita, é tudo Piaui, terras cearenses que ele vem comprando pra explorar e, quem sabe, sonegar o que deve à Nação. Então, como é primeiro de março, mês novo, salário novo, na conta, conto-lhes que, um bocado de gente, por desconhecimento, ignorância do assunto, ou sabedoria dá notícia e dentro dela, desinforma, como uma certa informação que está equivocada. Carnaubal não se limita com Pedro II. Limita- se com São João da Fronteira e Domingos Mourão no Piauí. E, se quiserem, tenho um caso concreto de residência que fica em cima da  linha divisória das áreas de litigio, que a gente encontra no município de Crateús. Assentamento Boa Vista, localização UTM 287327 e 9400917. A frente da casa fica no Ceará e a cozinha no PI. Quer dizer; a frente da casa dá pra área civilizada das terras divisionárias, no dizer deles.

A frase: "É difícil fazer alguém mudar pelo raciocínio algo que ele não adquiriu pela razão". Disse um tal de Sócrates, sabe quem foi?

 
A Sudene e a desertificação (Nota da foto)
De acordo com o diretor de combate à desertificação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Alexandre Pires, a política de combate à desertificação e convivência com o semiárido já existe, mas a ela falta efetividade. Essa foi, inclusive, a constatação feita pela Auditoria Operacional Regional Coordenada em Políticas Públicas de Combate à Desertificação do Semiárido, realizada pelos tribunais de contas de cinco estados - Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe e Ceará.

Senado em festa cearense
Augusta Brito, primeira suplente de senadora, do licenciado Ministro Camilo Santana, sai de licença e dá lugar para Janaina Farias, a segunda suplente. Um banco de reservas danadíssimo e cheio de competências. Por 120 dias.

Tão cedo
Desde que Frederico Meyer foi chamado ao Brasil pelo Presidente Lula, o embaixada em Israel está sem comandante. Meyer não deve voltar já já. Pelo menos enquanto a corda estiver esticada.

É inverno
Impossível dizer que o inverno não começou. Na verdade vai longe.  O texto vem com a confirmação de que o açude Forquilha sangrou. Raríssimo.

Seria pela fuga?
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) sediou na  semana, em Fortaleza, encontro dos secretários de Segurança Pública dos Estados do Nordeste. 

Pra quê?
O planejamento de ações de segurança pública da Região Nordeste, as operações conjuntas nas divisas e a deliberação de ações de inteligência policial foram a longa pauta.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário