ANA e Cogerh fortalecem parceria para aprimorar gestão e regulação dos recursos hídricos
A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) promoveu um encontro estratégico com representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) com o objetivo de trocar experiências de gestão, além de aprimorar a regulação da outorga preventiva e do direito de uso de recursos hídricos de domínio da União. O encontro, que contou com a presença de Marco José Melo Neves, Superintendente de Regulação de Uso dos Recursos Hídricos da ANA, destacou a importância da colaboração entre as instituições e o setor acadêmico para impulsionar a eficiência na gestão hídrica. Também esteve presente o secretário executivo dos Recursos Hídricos, Aderilo Alcântara. Neste sentido, um dos pontos da reunião foi a apresentação do projeto em colaboração entre a Cogerh e o cientista Chefe de Recursos Hídricos, da Funcap e Universidade Federal do Ceará, o programa Alocar. Também foram abordados os estudos recentes sobre a regularização de vazões e disponibilidade hídrica, focados na experiência do Ceará. Neves ressaltou a relevância desses estudos para aprimorar a delegação de competências para emissão de outorgas e destacou o avanço do Ceará em termos de informações sobre séries de vazões e disponibilidade hídrica. Além disso, foi discutida a resolução Nº 436 da ANA, que estabelece procedimentos e diretrizes gerais para delegar competência para emissão de outorga preventiva e de direito de uso de recursos hídricos de domínio da União. Durante o encontro, foram também propostas melhorias no sistema de atualização das outorgas emitidas pela Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) e em todo o país, buscando uma maior integração com a ANA e garantindo uma gestão mais eficiente e transparente dos recursos hídricos. “A reunião entre a Cogerh e a ANA evidencia o compromisso das instituições em trabalhar em conjunto para garantir uma gestão sustentável e eficiente dos recursos hídricos, essenciais para o desenvolvimento econômico e social do país. Essa parceria também ressalta a importância da colaboração entre os órgãos estaduais e federais na busca por soluções integradas e eficazes na gestão dos recursos hídricos em todo o território nacional”, avaliou Tercio Tavares, diretor de Operações da Cogerh.
A frase: ". “Essa reunião entre a ANA e a Cogerh reflete o esforço conjunto das instituições em promover uma gestão sustentável e integrada dos recursos hídricos, essenciais para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil”. Tércio Tavares, diretor da Cogerh
A reunião ANA-Cogerh (Nota da foto)
Também foi debatido um acordo de cooperação técnica para integrar procedimentos de outorga entre ANA e Cogerh. Na ocasião, a ANA apresentou novas formas de autorizar o uso da água em regiões com mais demanda do que reserva de água. Tércio Tavares, diretor de Operações da Cogerh, destacou a possibilidade de aplicação dessas metodologias em perímetros irrigados do Ceará, em fase de testes.
Identificação & cidadania
É impressionante as filas no interior do Estado, com a popilação a cata de RG, CPF e Carteira de Trabalho. Os serviços são gratuitos, mas a grita é geral já que a entrega passa de três a seis meses. A procura aumentará nesse ano de eleição. RG e título na mão.
Zambeli a indiciada
"De acordo com o cientista político Murilo Medeiros, do Instituto Millenium, um pedido de impeachment costuma prosperar quando há um “cenário perfeito” para a cassação do chefe do Executivo. Segundo o especialista, os fatores que criam esse contexto são uma crise econômica, protestos massivos nas ruas e deterioração da governabilidade do governo federal. “Como no atual contexto político essas três balizas não são preenchidas, dificilmente avançará”. Isso é do impeachment que Zambeli, a indiciada, quer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário