Reconhecimento do trabalho da mulher
Carregar consigo tantas tarefas não é exclusividade da vice-governadora, e é isso que ela destaca. Como qualquer outra mulher na sociedade, que desempenha diversos papéis ao mesmo tempo, Jade se iguala a todas quando fala sobre o ‘trabalho do cuidado’, que também desempenha, apesar da rede de suporte que tem. “Não são os filhos que retiram a mulher do protagonismo profissional ou político, é essa desigualdade de gênero, desiguald ade entre os papéis“, enfatizou Jade Romero.
É analisando esse cenário feminino, de sobrecarga, desigualdade no mercado de trabalho e pouco reconhecimento, que a vice-governadora ressalta a importância da sociedade saber do que se trata a ‘invisibilidade do trabalho e do cuidado’. “Existem pesquisas que apontam que, se fôssemos mensurar o que representa o trabalho do cuidado, remunerado ou não, no mundo, seria o equivalente a 13% do PIB mundial. Estamos falando de atividades que são, majoritariamente, executadas por mulheres, mas que são muitas vezes invisíveis. Que é cuidar dos filhos, a questão da alimentação da família, cuidar da casa, cuidar dos idosos da família. Todas essas atividades que se acumulam, não são remuneradas, mas são essenciais, para que todo o restante da economia aconteça”, explicou Jade.
Jade Romero acredita que trazer o tema para debate, seja abordando o assunto ou por representatividade, é uma forma de trazer visibilidade e assim pensar, como sociedade, em formas de reconhecer e aliviar essas sobrecargas. “Todo o restante da economia e sociedade precisa dessas mulheres fazendo esse trabalho de cuidado, para que o restante possa acontecer. Falar sobre isso é dar mais condições das mulheres aliviarem essas cargas, por isso, tem sido o objetivo de trazer um pouco dessa pauta para o dia a dia”, pontuou.
Ligando o assunto ao seu momento atual, Jade quer usar a ocasião para inspirar discussões e debates. “Eu pretendo fazer desse momento, um momento de oportunidade, para discutir sobre as mulheres que vivem os mesmos desafios que vivo, no dia a dia, de conciliar esses papéis. Quero conseguir ter essa presença necessária, dando continuidade a esse trabalho que venho fazendo e ampliar esse diálogo”, ressaltou. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário