Armadilha é criada para combater o mosquito da dengue
Cientistas brasileiros desenvolveram uma ferramenta simples e de baixo custo que pode fazer toda a diferença no controle de pernilongos e do Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. Batizado de MataAedes, o produto desenvolvido por pesquisadores da Universidade Estadual do Norte Fluminense não é prejudicial ao meio ambiente, como explica Adriano Rodrigues de Paula, um dos autores da pesquisa.
“Não é tóxico para o meio ambiente e para os animais. A armadilha é fácil de usar. Depois de aberta, pode ser colocada em cima de um móvel e já estará matando os mosquitos adultos. A armadilha funciona por 30 dias, durante dia e noite, matando os mosquitos. E depois precisa ser trocada, mas é descartável e 100% biodegradável”, diz.
Desenvolvido à base de fungo, o mecanismo atrai e mata mosquitos em até 48 horas, de acordo com o pesquisador. Adriano explica que foram mais de 10 anos de testes, análises, monitoramento e controle biológico. (Com Agência Brasil)
O que é? Onde achar? Tem à venda? A Anvisa aprovou?
Nenhum comentário:
Postar um comentário