Sarto anuncia expansão de programas de emprego e renda para mulheres

 

Sarto anuncia expansão de programas de emprego e renda para mulheres
Três novas unidades do Costurando o Futuro deverão ser instaladas, além de quatro mil novas vagas para o Nossas Guerreiras e mil vagas para o programa Fortaleza + Futuro
O ateliê do projeto Costurando o Futuro fornece um espaço compartilhado e colaborativo, gratuito e voltado para as atividades de corte e costura, produzido por pessoas em situação de vulnerabilidade social (Fotos: Tainá Cavalcante)
O prefeito José Sarto anunciou, nesta sexta-feira (08/03), em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, a expansão de programas de emprego, renda e empreendedorismo voltado para as cidadãs de Fortaleza. A iniciativa engloba a instalação de novos ateliês do Costurando o Futuro e a ampliação do número de vagas em programas de capacitação e microcrédito orientado.
"O Dia Internacional da Mulher marca a luta diária por igualdade, pelo direito das mulheres viverem com dignidade e autonomia, sem temer pela própria segurança. A Prefeitura de Fortaleza trabalha firme por uma cidade que garanta esses direitos. Ainda temos muitos desafios a serem superados, é verdade. Mas temos avançado em muitas iniciativas, principalmente na área de emprego e renda. E a ótima notícia é que vamos expandir", declarou Sarto.
Costurando o Futuro
A Prefeitura de Fortaleza deve instalar três novos ateliês do Costurando o Futuro. O primeiro será uma unidade itinerante, que contará com dez máquinas de costura. A unidade iniciará os atendimentos próximo à antiga fábrica Guararapes Têxtil, visando à reinserção das mulheres afetadas com o fechamento da fábrica ao mercado de trabalho. A segunda unidade será instalada no bairro Antônio Bezerra e a terceira ainda não tem local definido.
O ateliê do projeto Costurando o Futuro fornece um espaço compartilhado e colaborativo, gratuito e voltado para as atividades de corte e costura, produzido por pessoas em situação de vulnerabilidade social. O ateliê disponibiliza máquinas profissionais do tipo: reta, overloque, galoneira, bordado e máquina de corte.
Fortaleza já conta com 12 equipamentos do Costurando o Futuro, que estão localizados nos bairros Bom Jardim, Vila União, Jangurussu, Vila Velha, Cristo Redentor, José Walter, Conjunto Ceará, Barra do Ceará, Canindezinho, Mondubim, Vicente Pinzón e Pici.
As beneficiadas do programa Nossas Guerreiras também recebem capacitações e consultorias
O programa de microcrédito Nossas Guerreiras também será ampliado, com a oferta de quatro mil novas vagas. O Nossas Guerreiras fornece crédito de até R$ 3 mil para mulheres de baixa renda, maiores de 18 anos, chefes de família e que desejam empreender. As beneficiadas também recebem capacitações e consultorias, além de carência de seis meses com a possibilidade de pagar o valor recebido em até 30 meses sem juros.
Ainda em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, a Prefeitura de Fortaleza realiza, de sexta-feira a domingo (08 a 10/03), das 17h às 22h, a Feira Criativa Nossas Guerreiras na Avenida Beira-Mar, em frente ao Parque Bisão, no Mucuripe.
A ideia é dar visibilidade aos projetos e ações realizadas pela área do Desenvolvimento Econômico, trazendo gastronomia, moda, design e artesanato local para fortalezenses e turistas. O evento também terá atendimento de massoterapeutas com deficiência visual do Projeto Visão nas Mãos.
Desde o início, o Nossas Guerreiras já beneficiou mais de 11 mil mulheres, além de ter capacitado mais de 40 mil, por meio do programa Fortaleza Capacita, com a oferta do curso de Elaboração de Propostas de Negócios, que é pré-requisito para receber o crédito. O Nossas Guerreiras continua com inscrições abertas, o cadastro pode ser realizado pelo site.
Fortaleza + Futuro
Ainda dentro do pacote de expansão, o prefeito José Sarto anunciou mil novas vagas para o programa Fortaleza + Futuro. A iniciativa oferece, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e com a Fundação Demócrito Rocha (FDR), cursos técnicos profissionalizantes em eixos como tecnologia, gastronomia, moda, meio ambiente, gestão, economia criativa e idiomas.
As capacitações são gratuitas, com carga horária entre 16h/a e 400h/a, financiadas pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Os cursos são ofertados gratuitamente para a população de Fortaleza, acima de 16 anos. No total, a população terá acesso a mais de 15 mil vagas distribuídas nas modalidades presenciais até o final de 2024.


Nenhum comentário:

Postar um comentário