Coluna do Macário Batista em 04 de abril de 2024


Cartórios de Notas e Judiciário lançam a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO)

Documento digital passa a certificar oficialmente a vontade da pessoa em ser um doador de órgãos e ficará disponível em plataforma nacional para os profissionais de Saúde. Mais de 42 mil pessoas esperam na fila de transplantes em todo o Brasil. As mais de 42 mil pessoas que atualmente aguardam na fila por um transplante de órgãos no Brasil contam, a partir da terça-feira (02.04), com um importante aliado na batalha pela vida. A partir de agora, quem deseja ser um doador de órgãos poderá manifestar e formalizar a sua vontade por meio de um documento oficial, feito digitalmente em qualquer um dos 8.344 Cartórios de Notas do Brasil: a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO). Desenvolvida pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), entidade que reúne os Cartórios de Notas de todo o país, e regulamentada pelo Provimento nº 164/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a autorização eletrônica estará disponível gratuitamente pelo site www.aedo.org.br, e por meio da Central Nacional de Doadores de Órgãos ficará disponível para consulta via CPF do falecido pelos responsáveis do Sistema Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde. “A AEDO soluciona uma importante demanda social que envolve a formalização da vontade de uma pessoa em ser doadora. Por meio de um documento oficial com plena validade jurídica, feito por um tabelião de notas, ela comprovará o desejo expressado em vida desta pessoa em salvar a vida de outra”, destaca a presidente do CNB/CF, Giselle Oliveira de Barros. “Todo o procedimento agora fica simplificado, claro e seguro e, em poucos cliques, a pessoa certifica sua vontade em ser doadora”, completa.
A frase: “O lançamento da AEDO é resultado de um esforço conjunto entre o Poder Judiciário, instituições de saúde, organizações da sociedade civil e a população brasileira, que trabalharam em colaboração para tornar este projeto uma realidade”. Do ministro Luís Roberto Barroso, atual presidente do CNJ.
Equipe do Celditec em visita a Jaguaretama (Nota da foto)
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará recebeu o acordo de limites entre os municípios de Jaguaretama e Morada Nova, que foi definido após estudos e levantamentos realizados pelo Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais do Estado do Ceará (Celditec). O documento, que é subscrito pelos prefeitos Glairton Cunha (Jaguaretama) e Wanderley Nogueira (Morada Nova), será transformado projeto de lei para apreciação pelo plenário da Casa.
Cantando parabéns
Durante transmissão ao vivo realizada nas redes sociais nesta semana, o prefeito José Sarto apresentou uma programação de inaugurações e iniciativas para celebrar o aniversário de 298 anos de Fortaleza.
Ele disse...
"Nos próximos dias, a população celebrará a data com entregas em diversas áreas, entre saúde, educação, desenvolvimento econômico, infraestrutura e meio ambiente".
Então, amanhã...
Tem Lulalá no Ceará. Entrando pro Iguatu pra fazer o encontro do Ramal do Rio Salgado. Ai vai ficar só o mi dibuiado, diz o povo da região, incluindo a comitiva capitaneada pela Prefeita Lais Nunes, do Icó, torcedora da obra.
Mais um invento cearense
Esse ultimo está chegando à mesa do Presidente em formato de projeto,ou programa, algo assim. Dizem, lá de dentro do Planalto que Lula tá apaixonado pela ideia de espalhar as areninhas cearenses por todo o Brasil.
Questionamento
Já que tanta credibilidade se dão às tais redes sociais que a gente fica duvidando de tudo. O atentado, por exemplo, ao escritório do Raspa; tão espalhando que é feique nius. Pra chamar atenção. Chegaria a tanto, nosso Andrezinho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário