Minha casa...

 


Residencial beneficia famílias de baixa renda da comunidade de São Joaquim
“É uma felicidade muito grande, porque morar na casa dos outros é hoje e não é amanhã”. É assim que a agricultora Rosane do Nascimento, de 45 anos, define a emoção de receber a primeira casa própria. Ao todo, 39 famílias da comunidade de São Joaquim, na zona rural de Irauçuba, receberam os documentos e as chaves das novas residências, nesta sexta-feira (19). A entrega contou com a presença do governador Elmano de Freitas, da prefeita de Irauçuba, Patrícia Barreto, e outras autoridades.
Rosane e os filhos poderão viver os novos dias com a tranquilidade que emana da conquista e da paisagem que circunda o residencial. “Essa casa é mais bonita, é de tijolo, não é como a de taipa em que eu morava. A partir de agora, vou dormir mais tranquila, sem precisar afastar cama por causa de goteira”, completa a agricultura.
As habitações, de interesse social, foram destinadas a famílias que não possuem acesso à moradia formal, nem condições de arcar com as despesas para a sua construção. O investimento foi de R$ 2.567.428,14, sendo R$ 2.250.000,00 recurso do Governo do Estado e o restante contrapartida da Prefeitura Municipal.

Cada residência tem 59,60 metros quadrados de área coberta, com dois quartos, banheiro, sala, cozinha, área de serviço e varanda. O projeto também incluiu a infraestrutura de saneamento básico junto às unidades.
Após visitar a casa de Maria Luzia Pereira, 30, dona da casa 28, o governador Elmano de Freitas reforçou o compromisso com o acesso à moradia no estado. “
“Nossa união garantiu a conquista da moradia para 39 famílias que a vida inteira moraram em casa de Taipa. Eles agora recebem uma casa digna e que, em breve, vamos fazer a pavimentação das ruas, melhorando acesso até a rodovia”, destacou.


Fortalecendo vínculos
A área onde ficam as residências é denominada de Residencial José de Oliveira. O nome é uma homenagem ao primeiro morador de São Joaquim, também conhecido como Zé Carcará, falecido há 3 anos. As novas casas estão próximas ao local onde a comunidade se desenvolveu.

Filho do homenageado, o pescador José Vianei Carneiro, 59 anos, o Zé Branco, também recebeu uma casa. Para ele, comunidade é onde está a família e os amigos.
“Meu pai dizia que podia construir uma casa de ouro mas ele não sairia da comunidade. Mas a gente nasceu e se criou na beira da estrada, uma área de risco. Vai ficar a saudade porque moramos muito tempo naquele cantinho, mas é muito bom receber uma casinha boa, com mais segurança. Eu fico feliz porque meus amigos também vão receber”, diz Zé Branco.
A prefeita de Irauçuba, Patrícia Barreto, falou do empenho para transformar a realidade dessas famílias. “Estas casas foram sonhadas por muitos durante muito tempo. Uma história construída com muito trabalho e dedicação. Em Irauçuba, o sonho vira realidade. A realização é coletiva, unindo a comunidade e aqueles que testemunharam essa luta”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário