Vereadores analisam projeto que beneficia população celíaca de Fortaleza

 

Começou a tramitar nessa quinta-feira (18) na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) o projeto de indicação 0405/2024, de iniciativa do vereador Iraguassú Filho (PDT), que trata da implementação de políticas municipais de incentivo à produção e comercialização de produtos sem glúten pela Prefeitura de Fortaleza, com o objetivo de reduzir os custos e ampliar o acesso da população celíaca a esses alimentos. Os celíacos possuem uma doença autoimune causada pela intolerância ao glúten, proteína encontrada em alimentos como trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, provocando dificuldade do organismo de absorver os nutrientes dos alimentos. O autor aponta que a iniciativa visa atender as necessidades imediatas da comunidade celíaca, promovendo igualdade, inclusão e acessibilidade.
A matéria sugere a promoção de parcerias entre o Executivo municipal e estabelecimentos comerciais locais para oferecer descontos na venda de produtos sem glúten. A medida ainda prevê a realização de campanhas de conscientização sobre a doença celíaca, seus sintomas e a importância de uma dieta sem glúten para o tratamento e qualidade de vida dos celíacos. O projeto também prevê programas de capacitação para profissionais da saúde e da alimentação, visando melhorar o atendimento e a oferta de opções seguras para os celíacos em restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos alimentícios de Fortaleza.
O projeto foi encaminhado às Comissões da Câmara, onde deverá haver a votação de parecer. Em seguida, irá ao plenário. Sendo aprovado pelos vereadores, será  enviado ao Executivo. Como se trata de projeto de indicação, o prefeito precisa enviar uma mensagem ao Legislativo, a fim de que a proposição seja regulamentada e possa ser executada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário