Coluna do Macário Batista em 14 de maio de 2024

Persistência
Renato Roseno voltou ao meio fio. Subiu o tom do plenário da Assembleia do Ceará e cutucou que estava mandando para a Casa, pela terceira vez, o PDL sonhando com a sociedade discutir, debater, que tipo de modelo de gestão de energia elétrica desejamos ter; publico ou privado. Fui ouvir e vi assim`; "Em 2015, tomei posse para meu primeiro mandato. Já no primeiro ano, consegui as 16 assinaturas necessárias para protocolizar o PDL - Projeto de Decreto Legislativo que convoca um plebiscito para permitir que a sociedade cearense debata qual modelo de gestão da energia elétrica deseja: se privatizado ou se público. Perdi. Na minha segunda legislatura, a mesma coisa. Agora, na terceira legislatura consegui mais uma vez o número necessário de assinaturas. As condições se mostram mais favoráveis à aprovação do plebiscito. Isso em razão do acúmulo injustificável de violações da ENEL que tem prejudicado o povo cearense. O plebiscito é um instrumento de democracia direta previsto na Constituição e regulado em lei complementar há mais de 20 anos. Nunca usamos essa preciosa ferramenta. Precisamos fortalecer a democracia e o debate público sobre serviços essenciais. Essa é minha proposta."

A frase: "É preciso entender melhor para saber porque o PT está arengando com o Prefeito Sarto". Observador da cena vendo a direitona crescer.    

 

Elmano sai, Jade assume (Nota da foto)
A vice-governadora do Ceará, Jade Romero, está no comando do Executivo Estadual, em razão da agenda oficial que o governador Elmano de Freitas  Amsterdã e Roterdã. A agenda, que integra a II Missão Internacional do Consórcio Nordeste, que ainda passara por Bruxelas e Berlim, terá como foco as pautas ambientais e climáticas cruciais para o desenvolvimento sustentável da região.

No Dia das Mães
Ceará terá 269 obras e equipamentos do PAC Seleções para melhorar a vida das mães. Investimentos em maternidades, centros de parto, creches, espaços de lazer, ônibus escolares, além de escolas infantis e de tempo integral chegam a 154 municípios no Estado.

Política, como nuvem
Dizia o mineiro que, como nuvem, cada vez que você olha pra política ela está de modo diferente. Isso faz entender, e não é de hoje, que dificilmente Izolda Cela será, este ano, candidata a Prefeita de Sobral com o que não sonham a família e o MEC.

PT - PSD
Guimarães foi ao Tauá. Presidiu plenária dos petistas no município e selou a união do danado Domingos Filho com antigos não aliados. O líder do governo Lula falou que da união do Tauá, onde houver conflito haverá esforço para que continuem imitando o encontro que ele presidiu.

E mais...
Guimarães, anunciou entendimentos para a reforma da BR 020, que passa por Tauá. Trecho da rodovia recentemente operado foi destruído pelo inverno. Acha ele que o ministro da área já poderá vir a Tauá para sentir de perto a necessidade da recuperação da 020.

Por Caridade
A prefeita Simone Tavares foi afastada do cargo. Diz que acharam falta de licitação e/ou dispensa justificando pagamento de “vultosas quantias” a um posto de combustível em Fortaleza. Na ausência da prefeita, a Câmara Municipal cassou o mandato do vice, Renato Timbó, e  deu posse ao presidente, Erivaldo Fernandes.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário