Prefeito de Itapiúna é afastado por suposta fraude com cooperativas
Operação do MP do Ceará também afastou seis secretários do município. A suspeita é de fraude na contratação de serviços pela PrefeituraUma operação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) resultou nessa quinta-feira (6) no afastamento do prefeito de Itapiúna, Dário Coelho (MDB) por 90 dias. Além do chefe do Executivo no município, foram afastados ainda seis secretários municipais com atuação nas áreas de assistência social, educação, esporte, finanças, obras, saúde e trabalho. Também foram afastados o pregoeiro e a coordenadora do setor de compras da Prefeitura. Além dos integrantes da gestão municipal, estão sendo investigados nove sócios de cooperativas de serviços que mantinham contratos com a Prefeitura de Itapiúna.
A Operação “Pedra Negra”, cujo nome faz referência ao nome da cidade de Itapiúna, que em tupi possui esse significado, foi deflagrada nessa quinta-feira (6) pelo Ministério Público estadual, por meio do Grupo Especial de Combate à Corrupção (Gecoc) e da Promotoria de Justiça de Itapiúna e contou com apoio da Polícia Civil.
Conforme a investigação, conduzida pelo Gecoc e pela Promotoria de Justiça de Itapiúna, constatou-se possíveis irregularidades na contratação de mão de obra através de contratos firmados com cooperativas pela Prefeitura da cidade do Maciço de Baturité. Conforme o MP do Ceará, as licitações para contratação dos serviços teriam sido fraudadas com anuência dos gestores públicos afastados. Além disso, os serviços não estariam sendo executados de forma efetiva nem sendo fiscalizados adequadamente por parte da Prefeitura e das secretarias municipais.
A pedido do MP do Ceará, a Justiça determinou a suspensão dos contratos com possíveis irregularidades. Os suspeitos podem responder por atos de improbidade administrativa que teriam causado prejuízos aos cofres públicos.
Nessa quinta-feira (6), a Operação Pedra Negra cumpriu 20 mandados de busca e apreensão nas sedes da Prefeitura de Itapiúna e das cooperativas, como também nas residências dos investigados nas cidades de Itapiúna, Baturité, Capistrano e Fortaleza. Durante a ação, foram apreendidos armas sem registro no Ministério da Justiça, computadores, documentos e telefones que devem subsidiar as investigações.
O Estado procurou a Prefeitura de Itapiúna por meio de seus contatos oficiais para que se manifestasse sobre a Operação Pedra Negra, mas até o fechamento desta reportagem não houve retorno. Também não foi possível contato com o prefeito Dário Coelho.
Vice assume Prefeitura
Com o afastamento do prefeito por 90 dias, a expectativa é que assuma nesse período o seu vice, Joaquim Clementino Ferreira Filho. Ainda nessa quinta-feira (6), o presidente da Câmara Municipal de Itapiúna, vereador Chiquinho da Mata (PSDB), convocou uma sessão extraordinária para esta sexta-feira (7) às 16h30 com o objetivo de empossar o vice no cargo de prefeito da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário