Coluna do Macário Batista em 12 de junho de 2024



Desassossego na politica
Diz que o mundo anda virado, de pernas pro ar. Insegurança, grosseria, deseducação, gritos e gestos comprometedores de flagrante desencontro de contas em cidades, onde a contabilidade não fecha, os programas não são levados a sério e a Justiça, junto com a Polícia travam uma batalha intensa em cima dos faltosos. Por motivos diversos, uma delegacia chamada Procap, cumprindo determinação judicial, afastou pelo menos 15 prefeitos, vices, secretários e funcionários diversos no Ceará nos últimos meses. Uma avalanche de desencontros, segundo as investigações. De vez em quando, cidades são invadidas por viaturas policiais que buscam elementos probatórios que embasam denuncias. No mês de maio de 2024, três prefeitos no Ceará foram afastados em investigações conduzidas pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). Os municípios afetados são Amontada, Caridade e Crateús. As acusações que levaram aos afastamentos incluem suspeitas de crimes contra a administração pública, como peculato, fraude em licitações e irregularidades em contratos de serviços. O último vexame, virou escândalo em Amontada, cidade a cerca de 170 quilômetros de Fortaleza. Ali, a Procap fez busca e apreensão no Gabinete do Prefeito Flávio Filho, do PT, na residência do prefeito mais as casas do pai e do avô do Prefeito, recolhendo documentos, computadores e até dinheiro em espécie. A Procap cumpriu a ordem do desembargador Relator Sergio Luiz Arruda Parente, em oficio ao Presidente da Câmara Municipal mandando Suspender temporariamente de cargo/função publica, com afastamento cautelar, por 180 dias a contar da efetiva intimação aos investigados Flavio Cesar Bruno Teixeira Filho,prefeito de Amontada, Roberta Lorena de Oliveira Bruno e Joao Lucas Cipriano Pereira de Oliveira,Controlador Geral do Municpio de Amontada, todos amplamente qualificados nos autos. Dentre as irregularidades encontradas e divulgadas, está a falta de recolhimento da Contribuição Patronal dos Servidos do Municipio ao INSS, somando cerca de R$25 milhões, com a Prefeitura em vias de ter as contas bloqueadas. A essas dividas, há a informação de falta de pagamentos a terceiros e à folha de pessoal. De outro turno, a Procap descobriu um semitério de ambulâncias e viaturas que serviam à Secretaria da Saude onde, de um total de 11, 7 estão imprestáveis para qualquer tentativa de recuperação. E mais; no hospital municipal Rigoberto Romero a destruiçao começa por camas (em uso) enferrujadas, banheiros sem descargas, sem alimentação decente para pacientes, homens e mulheres, juntos, e falta de remédios. Lençóis, nem pensar! Como em outros municípios, a situação chega a ser dramática na educação e nos serviços públicos em um todo.
A frase: "E é só nisso que estou interessado: um pouco de saúde, um pouco de honestidade, um pouco de decência'. Nos atuais mandatos, iniciados em 2020, pelo menos 16 municípios do Ceará tiveram prefeitos afastados, cassados e até “sumidos” de suas funções. Caio Fernando Abreu
Cemitério de ambulâncias (Nota da foto)
Enquanto o sucateamento de bens públicos atinge inclusive prédios, em Amontada é muito grave a situação na saúde. Veja o exemplo que pr.omoveu o afastamento do prefeito
Diz o Censo do IBGE
De acordo com o IBGE cerca de 11,4 milhões de brasileiros com mais de 15 anos não estão alfabetizados. Dentre os brasileiros desta faixa etária, 10,1% dos que não sabem ler nem escrever são pretos, 8,8% são pardos, enquanto os brancos são 4,3%.
Denúncia muito grave
Deputado Mauro Filho (PDT) denunciou que os bancos estão alterando os contratos dos titulares de cartões de crédito no Brasil, permitindo a retirada automática de dinheiro das contas correntes, poupanças e salários para quitar dívidas.
E abriu aspas...
“Atenção, população brasileira, as empresas donas de cartão de crédito, no caso o sistema bancário, estão querendo descontar direto da sua conta corrente, poupança e até conta salário, o valor de faturas não pagas até o vencimento”.
Wagner questiona Elmano
Enquanto se dizia preparado pra ser prefeito de Fortaleza, tentativa que diz que fará este ano e pela quarta eleição, incluindo a de governador, o sr.Wagner puxou faca pra cima do Governador Elmano: - Se perguntarem no interior do Iguatu o nome do Governador, ninguem sabe. Não entendi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário