Projeto de maior usina de urânio da país ganha 1ª licença sob temor no CE
A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) concedeu no último dia 24 a licença de localização para a instalação da maior unidade de beneficiamento de urânio no país, planejada para ser erguida em Santa Quitéria (CE), a cerca de 220 km de Fortaleza.Agora, os estudos seguem para conferir a segurança nuclear e radiológica do empreendimento. Entretanto, o avanço de etapa aumentou o temor de moradores vizinhos do local e entidades, que lutam contra a instalação do empreendimento. O receio é que a radiação na região — que já tem locais acima da média pela própria presença do minério — cresça a níveis problemáticos. Além disso, preocupa o uso de grande quantidade de água na unidade. A usina deve ser operada pela INB (Indústrias Nucleares do Brasil) e pela Galvani Fertilizantes, que juntos formam o consórcio Santa Quitéria. Os empreendedores dizem que não há riscos e que o projeto é seguro (leia nota ao final do texto). Hoje a exploração de urânio no país ocorre apenas em Caetité (BA) —antes houve em Poços de Caldas (MG). Segundo a CNEN, com essa autorização, o consórcio pode iniciar os preparativos para a construção da unidade. O projeto prevê explorar a área da fazenda Itatiaia (com 4.042 hectares) tirando fosfato (reservas de 8,9 milhões de toneladas) e urânio (80 mil toneladas) por duas décadas. Para isso, o consórcio prevê um investimento de R$ 2,3 bilhões."A concessão foi realizada após avaliação do Relatório do Local pelo corpo técnico da CNEN de diversos aspectos, incluindo geográficos, geológicos, hidrológicos, hidrogeológicos, geotécnicos, sismológicos, meteorológicos, de processos operacionais, de gerência de rejeitos e de proteção radiológica ambiental. A CNEN considerou que o Requerente, nesta primeira etapa, atendeu de forma satisfatória os requisitos."CNEN. Medo em Santa Quitéria:Segundo Patrícia Gomes, 32, filha de agricultores e que mora no assentamento Queimadas, a cerca de 4 km da jazida, a população ficou abatida com a notícia da aprovação da licença. Na região há agricultores familiares e pequenos pecuaristas, que produzem alimentos e criam animais. A maior esperança dos moradores para que o projeto seja enterrado está no Ibama, que dará (ou não) o parecer final. Procurado, o Ibama informou que atualmente a equipe técnica "avalia a conformidade do EIA/Rima (Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental) do projeto". Essa é a terceira tentativa do consórcio, após duas frustradas, em 2004 e 2014.
A frase: "Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir". As pessoas pensam.
Se foi teste...(Nota da foto)
Izolda Cela foi a Sobral esses dias. Foi convidada para inaugurar uma escola municipal com o simbólico nome de Leonel de Moura Brizola. Multidão, que, se foi teste mostrou carinho e atenção com a ex-Governadora. Agora um detalhe; um monte de sites da cidade desconheceu a presença dela, principalmente os afeiçoados aos afagos da oposição. Escorregadia, não consegue disfarçar que adora a ideia de ser Prefeita de Sobral.
Lula vem aí
O Ceará entra na agenda nacional do PT com vistas às eleições municipais de 2024 e atrai, também, o presidente Lula para visitas mais frequentes ao Estado. Nesta terceira vinda ao Ceará, -ainda sem data - a agenda administrativa a ser cumprida será na Região Metropolitana do Cariri.
É golpe!!!
Representantes do governo Lula (PT) se manifestaram contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa eliminar o controle da União sobre os terrenos de marinha, áreas próximas à costa marítima e rios, lagos e ilhas.
Pura arrumação
Críticos afirmam que a proposta, defendida pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pode abrir caminho para a privatização das praias brasileiras.E por em risco a soberania nacional. Os caras só jogam contra.
Coisa de cearense
O Laboratório de Mecânica da Fratura e Fadiga (LAMEFF) da Universidade Federal do Ceará criou tecnologia mais barata e renovável para extrair hidrogênio verde, considerado uma fonte energética alternativa aos combustíveis fósseis, como petróleo e carvão, que provocam aquecimento global.
Nenhum comentário:
Postar um comentário