Oitavo terminal de ônibus de Fortaleza é inaugurado, no Centro


Na manhã de ontem, quinta-feira (27), o prefeito José Sarto (PDT) inaugurou o terminal de ônibus “José de Alencar”, no Centro de Fortaleza. O equipamento abriga 31 linhas de ônibus que passam por bairros como o Conjunto Esperança, Genibaú e Antônio Bezerra.
A expectativa é de que o terminal atenda uma demanda de 55 mil passageiros diariamente. Em coletiva de imprensa realizada na inauguração, o gestor disse que havia uma demanda significativa para passageiros e comerciantes. “Todo este comércio do entorno só ali na galeria Pedro Jorge são vinte lojinhas que estavam alcançadas que vão reabrir”.
Sarto também comentou sobre segurança para os passageiros. “Temos videomonitoramento na área externa e na plataforma, além disso a gente tem o projeto ‘parada segura’ com o videomonitoramento, o aplicativo ‘Nina 2.0’, que é pra prevenir o assédio no transporte público, todo dentro de um conjunto de política pública para dar segurança à população”.
O secretário Municipal da Infraestrutura, Samuel Dias, declarou ao O Estado que cerca de 10% das linhas de ônibus de Fortaleza farão integração no novo terminal.
“O objetivo desta obra é dar mais segurança e conforto às pessoas que se deslocam de transporte público ao centro, estamos localizados onde tem mais movimento no centro. Dez por cento do transporte público na cidade vai passar aqui no terminal José de Alencar”.
Estrutura
O local tem três plataformas para embarque e desembarque, rampas de acessibilidade, além de piso tátil. As passarelas para pedestres são elevadas e também há sistema de drenagem construído em cerca de 2 mil metros de área.
Cerca de 10 pontos de parada localizados nas ruas Castro e Silva, Pedro I e General Sampaio e na Avenida Tristão Gonçalves serão desativadas, já que o embarque e desembarque passam a ser realizados no Terminal José de Alencar. Haverá opções para diversos bairros, como Antônio Bezerra, Parangaba, Bela Vista, Planalto Ayrton Senna e Bom Jardim. Ressalta a Prefeitura de Fortaleza.
A circulação dentro do terminal de ônibus também poderá ser feita mediante sistema de integração do bilhete único e da carteirinha de estudante. Além dos métodos como pagamento por dinheiro e passe livre. O terminal de ônibus é o quarto entregue na gestão Sarto.
Ver insights
Curtir
Comentar
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário