Prefeito Sarto inaugura 9º posto de saúde, e Fortaleza passa a contar com 125 unidades na Rede Municipal

 


Novo posto na Parangaba irá beneficiar 11 mil pessoas; outros nove postos seguem em obras
"Na nossa gestão, a rede básica de saúde Fortaleza vai passar a atender 80% da população, é uma ampliação considerável", afirmou o prefeito José Sarto (Foto: Yuri Allen)
Com cerca de 11 mil pessoas beneficiadas, a Parangaba recebe, nesta terça-feira (25/06), o novo posto de saúde Dom José Bezerra Coutinho. A unidade é a nona inaugurada na gestão do prefeito José Sarto, e a de número 125 a compor a Atenção Primária da Rede Municipal de Saúde. Com área construída de 375 m², o investimento nas obras foi de R$ 1,4 milhão. A entrega faz parte do pacote de investimentos na área da saúde; outros nove postos seguem em obras de construção, contemplando a meta de entregar 18 novos postos na gestão.
"Hoje estamos entregando o 9º posto de saúde da gestão, aqui na Parangaba. Esse posto de saúde vai atender mais de 11 mil pessoas. São pessoas que não vão mais ter que se deslocar por longas distâncias para se consultar, que terão acesso a saúde perto de casa. Os 18 postos de saúde que vamos entregar, junto com as seis carretas do Vem Saúde, devem atender aproximadamente 300 mil pessoas por mês. Na nossa gestão, a rede básica de saúde Fortaleza vai passar a atender 80% da população, é uma ampliação considerável," afirmou o prefeito José Sarto.
A nova unidade conta com quatro consultórios, sendo um para prevenção ginecológica com banheiro, além de salas do Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC), vacina, classificação de risco, procedimentos, odontologia, expurgo, esterilização, coleta laboratorial, curativos, educação em saúde (multiuso), e da sala de observação com banheiro.
O titular da Secretaria da Saúde Galeno Taumaturgo ressaltou a importância deste e dos outros postos entregues pela gestão para a melhoria da cobertura de saúde da capital. "São novas pessoas atendidas, desafogando mais ainda o sistema de saúde. É um posto que vem com equipe médica, com equipe de enfermagem, vacinas, medicamentos, com o Segunda Opinião, que é a grande ferramenta revolucionária da atenção primária. Esta unidade vai atender aproximadamente 11 mil pessoas, e até o final da gestão, com os novos postos, nós devemos chegar a aproximadamente 80% de cobertura de atenção primária em Fortaleza," destacou o secretário.
O posto também dispõe de uma farmácia, copa, coordenação, almoxarifado, depósito de material de limpeza, vestiários masculinos e femininos para funcionários, e banheiros acessíveis para pessoas portadoras de deficiência (PCD).
Cerca de 30 profissionais atuarão no posto, com três equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), duas equipes de Saúde Bucal (ESB), mais oito Agente Comunitário em Saúde (ACS). Entre os serviços ofertados estão consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, exames laboratoriais, entrega de medicamentos, prevenção ginecológica, vacinação, testes rápidos (HIV/ sífilis/ hepatites / gravidez/ covid-19), verificação de pressão arterial e glicemia, pequenos curativos e procedimentos.
Participaram do evento os secretários Galeno Taumaturgo, Samuel Dias, Carmem Cavalcante e Ubiratan Teixeira, os vereadores Gardel Rolim, Heitor Holanda, Pedro Matos, Paulo Martins, Didi Maravilha, Prof. Enilson, Iraguassu Filho, Davi Uchôa, Célia de Martins Nogueira e Natalia Rios, e o deputado estadual Antônio Henrique.
Homenagem
Dom José Bezerra Coutinho, nascido em 7 de fevereiro de 1910 em Capistrano (CE), dedicou sua vida ao bem-estar das comunidades. Após formação em filosofia e teologia, foi ordenado sacerdote em 1933. Atuou, inicialmente, como vigário em diversas paróquias, destacando-se por seu trabalho em São Benedito, onde fundou postos de saúde e uma maternidade, ainda ativos. Em 1956, foi nomeado Bispo Auxiliar de Sobral, e, mais tarde, Bispo da Diocese de Estância, em Sergipe, onde promoveu melhorias sociais e religiosas. Participou do Concílio Vaticano II e ocupou várias posições de destaque na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Doou seus últimos anos de vida para cuidar dos enfermos, de quem ouvia confissões e dava palavras de consolo aos pacientes e familiares. Faleceu em 2008, com 98 anos de vida, sendo 65 de sacerdócio e 41 de sagração episcopal, lembrado como uma das figuras mais cultas do episcopado brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário