Sudene e IFCE entregam embarcações a pescadores de Maranguape (CE)

 


A iniciativa faz parte de projeto para fortalecer a cadeia produtiva de pescado cearense
Maranguape (CE) – A Sudene, em parceria com do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará e a Prefeitura do município, realizou a assinatura do termo de responsabilidade com a Colônia Z-37, nesta quinta-feira (20), para a entrega de oito embarcações por 60 meses. A iniciativa faz parte do fortalecimento da cadeia produtiva do pescado cearense e recebeu um investimento de cerca de R$ 830 mil da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste.
“É com muito orgulho que fazemos essa entrega hoje. Depois de muitas pesquisas, treinamentos, qualificações, culminamos nosso projeto com a entrega dessas embarcações, construídas em alumínio naval, com especificações que atendem à realidade dos pescadores de Maranguape”, destacou o diretor de Gestão de Fundos e Incentivos da Sudene, Heitor Freire.
De acordo com a coordenadora-geral de Promoção do Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente da Sudene, Beatriz Lyra, além das embarcações, os recursos foram utilizados para a aquisição de equipamentos para um entreposto móvel de beneficiamento de pescados. “Essas embarcações vão garantir melhores condições sanitárias e de segurança para o trabalho dos pescadores. Além disso, o projeto garante que os produtos tenham mais valor agregado, garantindo, assim, mais desenvolvimento sustentável, qualidade de vida para a comunidade”, afirmou.
No total, foram beneficiados cerca de 200 pescadores. O presidente Colônia de Pescadores de Maranguape Z-37, José Flávio da Silva, ressaltou a importância da iniciativa. “Esse termo de responsabilidade vai beneficiar quem faz análise das águas
O projeto promoveu a qualificação técnica para pescadores, piscicultores, jovens e produtores rurais, com objetivo de melhorar a qualidade do pescado produzido e processado pelos profissionais filiados à colônia local. Foi estruturado em diversas etapas, incluindo, além da entrega das embarcações, diagnóstico de atividades produtivas, a fim de identificar as potencialidades para aplicação de tecnologias; ações de sensibilização para selecionar o público alvo do projeto; Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Financeira do Centro de Tecnologia; e implantação do programa “Qualificar para produzir”.
O apoio da Sudene também prevê a aquisição e adequação de Entreposto Móvel para Processamento do Pescado (EMPP), estrutura que oferece suporte tecnológico e treinamento aos pescadores. A parceria com o IFCE também vai oferecer aos beneficiados uma série de avaliações das condições higiênico-sanitárias dos produtos processados, através de análises químicas e biológicas orientando em laboratórios especializados. Ao fim, os pescadores na região de Maranguape receberão orientações para melhoria da qualidade do pescado produzido.

Participaram do evento os diretores-gerais do campus Paracuru, Toivi Masih Neto, do campus Maranguape, Robson da Silva Siqueira, além dos coordenadores do projeto "Programa Qualificar - Um projeto de Aquicultura Social e Economicamente Sustentável no Município de Maranguape, professores Manoel Paiva de Araújo Neto, Francisca Deuzenir Marques Anselmo e Max William de Pinho Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário