Coluna do Macário Batista em 09 de julho de 2024

 


Eleições na França têm reviravolta e bloco de esquerda vence
Extrema direita de Marine Le Pen, campeã de votos no primeiro turno, ficou em terceiro lugar. Nenhuma bancada alcançou maioria absoluta. Primeiro-ministro anunciou renúncia após resultados. O bloco de esquerda Nova Frente Popular venceu no domingo (7) o segundo turno das eleições legislativas na França. Durante a divulgação dos resultados, o primeiro-ministro Gabriel Attal, do partido Renascimento, liderado pelo presidente Emmanuel Macron, anunciou que vai deixar o cargo à disposição na segunda-feira (😎.A extrema direita liderada pelo Reagrupamento Nacional de Marine Le Pen, partido mais votado no primeiro turno das eleições para a Assembleia Nacional, ficou em terceiro lugar no segundo turno. Apesar da derrota neste domingo (7), a extrema direita dobrou seu número de assentos. 67% dos franceses votaram neste domingo; foi a participação mais alta registrada durante um segundo turno em mais de 40 anos. A Assembleia Nacional tem 577 assentos. Para formar maioria e definir o primeiro-ministro, são necessárias 289 cadeiras. Nenhum grupo obteve maioria absoluta no segundo turno. Líderes do bloco de esquerda já indicaram que podem se aliar ao centro para ter maioria, conforme contou o site G1. Veja os três maiores grupos eleitos: Nova Frente Popular, de esquerda: 182 assentos-Juntos, governista, de centro: 168 assentos-Reunião Nacional, de extrema direita: 143 assentos.O sistema para a escolha de deputados da Assembleia Nacional é distrital. Ou seja, o país é dividido em distritos eleitorais e parlamentares disputam entre si dentro desses distritos, como numa eleição majoritária. A eleição legislativa acontece em dois turnos. Se um candidato de determinado distrito tiver mais de 50% dos votos válidos, ele é eleito no primeiro turno. Se ninguém obtiver esse índice, ocorre um segundo turno reunindo todos os candidatos que tiverem obtido ao menos 12,5% dos votos do distrito em uma primeira votação, como mostrou o site brasileiro da BBC.A França tem um regime semipresidencialista. O presidente escolhe um primeiro-ministro para formar o gabinete de governo e não é obrigado a apontar para o cargo o nome de preferência da maioria absoluta. Mas esse grupo tem o poder de derrubar o primeiro-ministro por meio de um mecanismo chamado de voto de desconfiança, conforme registrou o site Poder360. O sucesso do Reagrupamento Nacional nas eleições europeias de 9 de junho fez com que Macron dissolvesse o Parlamento e antecipasse as eleições legislativas, que aconteceria em 2027. Analistas políticos apontam que a jogada foi altamente arriscada, como relatou o jornal americano The New York Times. A coligação Juntos, de Macron, perde assentos na Assembleia Nacional. E, mesmo sem conquistar maioria absoluta, o Reagrupamento Nacional aumentou sua representação parlamentar, hoje de 89 dacadeiras. O partido tem a política anti-imigração como sua principal bandeira.
A frase: "A jogada de Macron tinha duas frentes: Vencendo, fecharia a direita por muito tempo; perdendo exporia a direita ao caos administrativo." Jean Luc Mélechon.
Camilo vai às redes por Evandro (Nota da foto)
“Você que me segue aqui no Instagram, segue lá também @evandroleitao e conheça um pouco mais desse grande parceiro de projetos a favor do nosso povo”. Texto de Camilo Santana pedindo apoio a Evandro Leitão.
As coisas de casa
Ficou esquisito que Cesinha, o Julio, desistisse da candidatura a Prefeito de Maracanau, se aliando a Roberto Pessoa.
De partida
Doeu nos amigos e admiradores a partida de Sebastião Belmino, um parceiro de muitas de lutas. Um alegre e feliz comandante de rádio e televisão.
Briga no sertão
Vereadores parceiros do Prefeito Ivo Gomes,em Sobral fizeram documento exigindo que o candiadto a vice de Izolda Cela fosse um deles, chapa pura.
Traduzindo
Essa colocação dos aliados do partido de Cid,Ivo e outros pessebistas, romperia com o PT, em Sobral, quebrando união duradoura.Querem Paulão.
Sarto em férias
O Prefeito de Fortaleza, o médico Zé Sarto botou as chuteiras no sol por um tempo de férias, deixando Fernando Oliveira, procurador, no lugar.
Motivos quais?
O Presidente da Câmara, Gardel Rolim foi pro exterior pra não assumir. É candidato e o vice, Élcio, também pegou o beco. Até se definir candidato, ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário