Coluna do Macário Batista para 11 de julho de 2024

Somos livres de extremismos
As eleições mostraram que é no confronto politico, na defesa dos valores da nossa humanidade comum, que se pode derrotar o niilismo e as políticas de ódio. Isto acabei de ver provado em eleições que acompanhei na Europa, na Inglaterra, em Londres e em Paris, na França.  O desempenho das estrelas, cedeu lugar ao conjunto e, assim agregados, os dois países conseguiram afastar seus temores com o avanço da direita extremada européia, numa teia que por pouco não conseguia enredar em suas malhas, países notadamente democratas, partidários de sentimentos progressistas e em evolução com a sociedade. Bem se sabe do exemplo brasileiro onde o ranço de velhas tradições, importadas com seus imigrantes, postos ao sul do país, tentaram desmantelar o jeito de sermos, livres, leves, soltos, alegres mas responsáveis, como nós, nordestinos que brigamos quando nos pisam os calos, lutamos quando nos ameaçam a liberdade, e rimos quando vimos certas maluquices e extremismos tentarem nos tolher do melhor dos nossos sentimentos, o ir e vir, sem peias pelos sertões, serras e mares. Os confrontos até aqui anunciados no Ceará, raramente há colorações partidárias, como direita e esquerda, mas quando se acentuam, crescemos pra cima, ao nosso legado, às nossas heranças e não deixamos que a esquisitice que ameaça prevaleça , cresça e se instale. Jamais. 

A frase: "A partir do dia 5 de agosto, as contas de água e esgoto da Cagece irão sofrer um aumento de 8%, estabelecido após revisão linear das tarifas de consumo". A conta chegou na revisão linear.

 
Negócios de R$100 milhões (Nota da foto)
Expocrato, será inaugurada no próximo domingo,14 de julho, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, localizado no Crato, a 572 km de Fortaleza, capital do Ceará. Ontem, na cabeça do Cariri, no Vale do Salgado, começou o Forricó, a grande festa a céu aberto que faz empregos, trabalho e renda para milharesde pessoas e a alegria de milhões de todo o Nordeste.

O Etene informa
No primeiro trimestre de 2024, o Ceará destacou-se produzindo de frangos e porcos, contribuindo com o crescimento do Nordeste, que superou a média nacional nesses segmentos. Do IBGE para o Etene.

Em andamento
Quando Bolsonaro veio a Fortaleza, o deputado Fernandes, também conhecido como Raspa, grudou no pé dele. Tanto fez que o TRE achou que foi propaganda antecipada. Aí, ferrou! O processo caminha.

A pesca interior no Ceará
O Secretário da Pesca, Oriel Nunes Filho ressaltou que este é um momento de retomada do trabalho e de refazer conexões com os pescadores e aquicultores do Ceará. 

Do pó à água
Ele lembrou que a pasta havia sido extinta e agora voltou na gestão de Elmano de Freitas, indo ao encontro do que foi feito em âmbito federal, com a volta do Ministério da Pesca e Aquicultura.

Modelagem
“Recriamos e fomos nos moldando, conhecendo os problemas, visitando as colônias, fazendo parcerias com as federações, para que a gente possa entender, realmente, quais são as demandas dos pescadores”, afirmou.

Camarão de cativeiro
O Estado é líder nacional, com cerca de 55% da produção brasileira. “O Ceará produz hoje, aproximadamente, 65 mil toneladas por ano. Revolucionamos a carcinicultura e temos em torno de 30% dos municípios com produção de camarão”. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário