Coluna do Macário Batista para 26 de julho de 2024




Cuida que o tempo "ruge"
Diz que quem conversa sabe mais. Pode até nem ser totalmente verdade mas que ouvir, numa conversa, ajuda, isso tem fundamento. Foi nessa de escutar mais que falar, seja no bar, na escola, no trabalho e nos eteceteras da vida que ouvi o reclamo de uma pessoa que pensa adiante do alto de seus, dele, 50 anos de idade e boa experiência no trato com a vida pública, sem mandato. Dizia o conversador: - Ta na hora de passarmos a promover o processo de cuidar da educação, no sentido de proteger o que já foi feito e manutenção do que há, sempre olhando pra evolução e entendermos que temos que qualificar as cidades, as regiões, para o desenvolvimento da economia, do trabalho, da criação de escalas produtivas. Só com produção,,, advinda dos conhecimentos da educação, claro, será possível que as pessoas cresçam, mirem adiante e possam cuidar de suas vidas com novas famílias, etc.etc. e tal. Como minha missão é questionar, instigar, perguntar e desconfiar, quis saber; Explique-se, digo-lhe eu! O senhor foi a um exemplo, pra ele prático. - Primeiro fizeram um bom equipamento aeroportuário em Sobral. Tudo bem bonitinho, arrumadinho, limpinho, qualificado para aviões de médio porte. Foram aplicados R$100 milhões. Poderia ter diferente localização, mas tá feito. Então agora pergunto: Cadê os aviões? Cadê as linhas aéreas? Não é aviãozinho pra levar de Sobral pra Fortaleza que isso não tem fundamento, mas avião pra levar de Sobral pra centros maiores, tipo Recife, Salvador, Rio, São Paulo. E espichou o exemplo; Um empresário que precise ir ao Rio, Brasilia, Belo Horizonte, egresso da Serra Grande. Em uma hora, descendo de Tianguá, São Benedito, Viçosa, mesmo pegando um voinho desses de hoje para Fortaleza, vai  passar de duas as tres horas para fazer baldeação para outro voo, partindo da capital. Saindo dessas cidades direto pra São Paulo ou Rio, até Brasilia, em três horas, ou menos estará no destino. E tem a carga e a encomenda. E tem os negócios que os empresários podem lidar de fora do Estado para a região. Sobral lidera quase 70 municípios. Todo santo dia tem gente indo e vindo nesses roteiros onde o ônibus cobre a pequena distância. Dai que puxei pra meu juízo o exemplo de Juazeiro do Norte que em breve poderá ter voos internacionais, por conta de negócios e do turismo religioso.
Cê entendeu?

A frase: "O Ceará vem protagonizando uma revolução na área do hidrogênio verde, uma matriz energética global. Sediar um evento deste impacto posiciona o nosso estado na rota mundial de eventos voltados à transição energética, tema extremamente importante”. Da secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, sobre o World Summit on Energy Transition, da ONU, no Ceará, em Novembro.

O peso na vizinhança (Nota da foto)
O PSD anunciou a data de sua convenção municipal em Caucaia, marcada para o dia 04 de agosto, às 16h, no Grêmio de Recreio e Estudos de Caucaia. Durante o evento, será oficializado o nome do ex-prefeito Naumi Amorim como candidato a prefeito.  Naumi Amorim: "Eu não desisto de Caucaia porque tenho uma conexão genuína e verdadeira com as pessoas, porque queremos construir uma cidade melhor para todos, porque foi aqui que construímos uma linda história, cheia de emoções, porque tenho esperança de que voltaremos a crescer". Domingos Filho é quem banca.

Trem de ferro
Transnordestina quer devolver antiga malha ferroviária do Nordeste e indenização por trechos destruidos por enchentes. E ta pedindo a devolução dos trechos fora de operação. O Governo estuda o pedido.

Sem surpresa
Até agora não li, nem ouvi, manifestações do tipo programa de governo dos candidatos a Prefeito de Fortaleza. Por enquanto, quem sabe isso melhores, estão  na fase de esculhambar uns aos outros. E dizer e desdizer. É o jogo.

Qualificação
Dona Luiza Cela disse a jornalistas que o partido dela, o PSB tem as melhores condições de aprontar o nome para ser vice na chapa do PT. Não puxou pra si a brasa, defendendo o partido. 

O outro lado
Momentaneamente fora do jogo, o grêmio liderado por Gastão Bitencourt perde espaço para o PSD de Domingos Filho que põe na távola a filha, deputada estadual Gabriela Aguiar. O PT decide? A convenção dirá?


Nenhum comentário:

Postar um comentário