Coluna do Macário Batista para 27 de agosto de 2024


O que está havendo
São 241municípios brasileiros com candidato único nas eleições deste ano, a 6 de outubro. É exatamente o dobro do número das eleições de 2020, 107. Duas cidades no Ceará já têm prefeitos garantidos para 2024, entenda:  No Ceará, Mucambo e São João do Jaguaribe, já têm os futuros prefeitos definidos para os próximos quatro anos, devido à ausência de concorrência nas eleições municipais de 2024. Com apenas um candidato concorrendo em cada município, o resultado dependerá apenas de um único voto válido. Em Mucambo, o candidato único é Elenilson José da Conceição, do PSB. Já em São João do Jaguaribe, os eleitores têm apenas Raimundo César Morais Maia, do PSD, como opção. A única possibilidade de os candidatos não assumirem a gestão municipal seria se tivessem suas candidaturas impugnadas ou se desistissem do pleito. Em casos assim, a Justiça Eleitoral convocaria novas eleições. Cenário semelhante já ocorreu em Jaguaretama, durante as eleições de 2020, quando Glairton Cunha (PP) foi o único candidato e acabou reeleito. Essa situação, em que há candidatos únicos, não é rara no Brasil. Nas eleições municipais de 2020, 106 dos 5.568 municípios tiveram apenas uma pessoa concorrendo ao cargo de prefeito, número que se aproxima dos 95 municípios em 2016 e dos 108 em 2012. De acordo com a Lei das Eleições, para ser eleito, um candidato precisa obter 50% dos votos válidos mais um. No entanto, como votos em branco e nulos não são contabilizados, basta que o candidato receba um único voto válido para garantir a vitória — o que, na prática, significa que o próprio candidato pode votar em si mesmo e ser eleito.

A frase: "O perigo da candidatura única, sem oposição ou disputa, é a possibilidade de a Câmara Municipal  ficar refém de quem manda e não fiscalizar a administração". Diz um analista, amigo meu.

 
Notícias falsas impactam eleições, revela DataSenado(Nota da foto)
A proximidade das eleições municipais de 2024 acende um alerta sobre a desinformação e a propagação de notícias falsas. De acordo com pesquisa feita pelo Instituto DataSenado, 81% dos brasileiros acham que as notícias falsas, as chamadas fake news, podem afetar significativamente o resultado eleitoral. Conforme o levantamento, 72% dos brasileiros já se depararam com notícias falsas nas redes sociais nos últimos seis meses e consideram "muito importante" controlar essas publicações para garantir uma competição justa. Fonte: Agência Senado.

Pareceu querido
Lucílvio Girão, deputado estadual, médico, emedebista, resolveu que será candidato a prefeito do Maranguape, terras dos Girão. No lançamento da candidatura recebeu apoio do meio-campo, goleiro e até ponta esquerda.

Antes só...
Vem de Massapê o melhor slogan de campanha "ouvisto" até aqui. Aline é filha do Zezinho Albuquerque, influente no Ceará. AJ Albuquerque, irmão dela, é deputado federal. Resolveu não apoiar a reeleição da irmã.

Antes só II
Aline sabe que ao se aliar ao adversário, Ozires Pontes, o irmão enfraquece sua candidatura, mas diz que vai tocar sozinha. Aliado dela não perdoou e cunhou sobre AJ - "Quem trai o pai,  trai o povo. Aline de novo".

A pior manchete
Notícia ruim é prato cheio pra manchete. A pior delas, na semana passada, foi sobre a Praia de Iracema. Uma facção mandou fechar tudo, inclusive shows porque na véspera mataram um bandido do grupo. E fecharam.

Avaliação
Ou o Ceará está definitivamente por conta do humor e poder das facções, ou o Ceará está definitivamente sem segurança. Ou ainda: o Ceará está sem ninguém que não tenha medo do crime ou pelo menos saiba o que fazer.





Nenhum comentário:

Postar um comentário