Campanha de Sarto aposta no apoio dos vereadores em reta final


Perto do primeiro turno da eleição, grupo reforçou atuação de vereadores aliados para destacar atual prefeito na disputa

Faltando menos de três semanas para o primeiro turno da eleição municipal, a campanha do prefeito José Sarto (PDT), que busca o segundo mandato, passa por um novo momento. O grupo político do pedetista promoveu reunião na última segunda-feira (16) para alinhamento relacionado aos próximos passos da campanha. Uma das definições foi reforçar a participação dos vereadores na campanha de Sarto, segundo fonte ouvida pelo O Estado.

“É o reforço com os vereadores e a intensificação dessa militância na rua, abraçar realmente a cidade com toda a força e levar o nome do Sarto, mostrando o que foi feito e o que ele pode fazer mais”, informou o deputado estadual Antônio Henrique (PDT), um dos presentes na reunião, ao ser perguntado sobre os encaminhamentos do encontro.

Estiveram presentes na ocasião os vereadores da base aliada, secretários da gestão municipal, o candidato a vice-prefeito Élcio Batista (PSDB), o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Gardel Rolim (PDT), além de lideranças do grupo político como o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) e o ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT). Sarto não participou; ele compareceu a debate com os candidatos à Prefeitura de Fortaleza na mesma noite em que houve a reunião.

Conforme Henrique, o momento teve entre seus objetivos motivar os aliados e engajar mais a militância, incluindo a base de vereadores, frente ao cenário apresentado pelas últimas pesquisas eleitorais.

Além disso, Henrique aponta que para a campanha de Sarto a participação dos vereadores é “fundamental”. O deputado relatou que a estratégia traçada neste momento “é que cada um possa abraçar a campanha nesses últimos dias, levar o Sarto para o segundo turno e ganhar a eleição”. “Os vereadores são quem de fato podem fortalecer a campanha, lá no seu bairro. Em todos os momentos em que a gente está fazendo alguma ação política, a gente está levando o nome do Sarto, que é muito bem aceito”, afirmou Antônio Henrique.

E seguiu: “Estamos buscando energizar mais a militância e a gente sabe que a militância maior do Sarto está nas candidaturas a vereador que nós temos espalhados por toda a cidade. Além dos vereadores com mandato, temos também os candidatos que estão disputando pela coligação”.

Atualmente, Sarto conta com a maioria dos vereadores de Fortaleza e a coligação formada em torno da sua candidatura inclui, além do PDT, partidos como PSDB, Cidadania, Agir, Avante, PRD, Mobiliza e DC.

A campanha do atual prefeito também segue apostando nas realizações da gestão e na ampliação de algumas dessas iniciativas para um segundo mandato. “Nós não estamos pedindo voto para o Sarto prometendo algo para o futuro. Estamos pedindo voto mostrando o que já foi feito durante esse periodo em que ele está governando Fortaleza”, afirmou  Henrique.

Contexto da disputa

A reunião da campanha de Sarto com vereadores ocorreu no momento em que as últimas pesquisas eleitorais indicaram queda nas intenções de voto para o atual prefeito. Pesquisa divulgada na segunda-feira (16) pelo Instituto Paraná indicou queda de dois pontos nas intenções de voto para o pedetista, enquanto que outra do Datafolha divulgada na sexta-feira (13) mostrou queda de cinco pontos.

Antônio Henrique atribuiu a queda aos ataques contra o prefeito após início da propaganda eleitoral em rádio e televisão. “A gente já esperava isso. Nesse período o alvo era o Sarto, todo mundo atacava o Sarto”. Por outro lado, minimizou os números. A análise do grupo é de que a disputa ainda está muito acirrada, apresentando muitos empates técnicos e que “não está nada definido”.

Por Igor Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário