Coluna do Macário Batista em 07 de setembro de 2024

Tá armado?
Se alguém perguntar para um candidato nesta campanha politica, em todo o Ceará, poderá, sem surpresa sentir um volume na cintura ou um peso a mais na bolsa da ajudante e até no bolso do candidato. É que a coisa anda feia. A violência que estava arquivada em algum escaninho dos valores humanos, foi criminosamente retirada do armário e posta nas ruas dos municípios sem, até aqui, que nada em contrário aconteça. Claro que quem ataca quase nunca põe a cara a prêmio. Um ou outro maluco, a soldo, ameaça de arma em punho, como o criminoso de longa ficha de banditismo que mostrou o trezoitão com que disse que era pra matar Izolda Cela. Foi preso e só. Um aliado cuidadoso, em outro lugar no tempo, teria mandado tirar as balas dele e enfiado o cano num areial que jamais seria achado. Mas a democracia grita que todo mundo merece uma segunda chance, mesmo que esse ai tenha tido mais de 20, dos processos que tem contra si. É um exemplo, ruim, muito ruim, mas é um exemplo. A violência fez morada em Caucaia. Primeiro, por pura covardia e pra assombrar, dispararam tiros contra a frente da casa de morada da deputada Emilia Pessoa, nascida e criada na cidade. Depois foi a vez de repetirem o gesto contra a casa de Naumir Amorim, outro candidato a prefeito. Ai, têm que ir com calma porque ali tem café no bule. Aqui, na vizinha Cascavel aprontaram contra um candidato tambem na basa da bala. Bandidinhos de segunda classe andaram dirigindo rojões contra passeatas da candidata Izolda em Sobral. E nada de novo acontece, a não ser uma ou outra detenção e só. Não se sabe de ninguem, os bandidos, terem levado um corretivo, uma demão de peia, ameaças que não meu tempo de menino eram cumpridas em Sobral onde certa feita um candidato ameaçado por um eleitor, desferiu canivetada na bunda do falador, pra nunca mais falar de mal de ninguém. Dom Evaristo Arns, um arcebispo que chegou a votar pra eleger Papa, dai que cardeal, ensinou: - Não se corrige malfeitor com chocolate Sonho de Valsa".
A frase: "Quando prenderam o cara que mandou fechar o comércio na semana atrasada, não jogaram a chave fora". Comentário de um observador da cena das facções.
O amor filial (Nota da foto)
Nelson Faheina, jornalista valoroso e larga folha de serviços prestados ao Ceará, aposentado, não parou de pensar e trabalhar. Não quer posto político mas pensa como se mandato tivesse. Hoje, Faheina defende que Limoeiro do Norte reivindique ao DNOCS o aeroporto que o Ministro Vicente Fialho fez construir em cima da Chapada do Apodi para escoamentoo de safras e acelerar negócios regionais. O bom aeroporto,se retomado servirá a pelo menos 20 municipios do Baixo Jaguaribe.
R$20 por bandeirada
Anunciaram, pelas redes e em tom de denúncia, que candidatos estão pagando nos sertões de Sobral, até R$20 reais pra quem for pra caminhada e/ou mini comício balançar a bandeirinha de candidato.
Duplicação e doação
O Governo federal anda voltando a estudar botar em leilão a BR222, de Fortaleza ao Maranhão, passando por Sobral. Seria duplicação e conservações e tal.
Oportunidade
Por acaso não seria o momento de diminuir em pelo menos 20 kms. o trecho daqui pra Sobral? Basta,e talvez fique mais barato, desviar o original a partir de Irauçuba para uma reta passando ao lado do Serrote do Barriga.
Ganhou video especial
Izolda Cela foi a Brasilia. Havia contatos políticos na agenda. Um deles foi uma visita a Lula com quem teve reunião sobre educação, assunto que virou dodói do Presidente. Lula gravou mensagem para campanha dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário