Coluna do Macário Batista para 12 de setembro de 2024


Quem manda é quem recebe?
Problema grave afeta o autor destas mal traçadas linhas. É que a ignorância de saberes jurídicos-eleitorais acaba deitando no colo do escriba o texto despudorado do desconhecimento. Então, volte-se o analfabeto de saberes de leis e de leis eleitorais à lêra de seu mister, isto é; perguntar. Até caberia a frase do artista, posta em lenda ou dolorosa verdade: não vá o sapateiro além do sapato. Mas, voltando à vaca verde; o que ocorre se eu disser que há desconfianças de que teria candidato no interior do Ceará comprando voto, desbragadamentee, de porta em porta, cada em casa, bar em bar e até pagando pra mocinha balançar...sua bandeira pelas ruas de lugares? Como não sei em que mãos ou ouvidos, ou leituras isso poderá chegar, prefiro só dizer o que ouvi: tem candidato comprando voto nos sertões de Sobral. Ouvi e ouvir n&ati lde;o é pecado. Ouvi, e perguntar não é pecado se querer saber o que ouviu. Soube até que o voto tá caríssimo por aquelas bandas. E ouvi, nas redes sociais que dinheiro não falta que é muito e veio (veio ou foi?) fácil. A missão do jornalista é baseado (êpa!) baseada numa equação assim:
O quê? Quem? Quando? Onde? Como e por que? Tem lei que cuida disso? Tem "polícia"que cuida disso? Tem autoridade pra tomaar de conta desse assunto? É preciso mais alguma coisa além do que diz um jornalista, por ouvir dizer? Tou perguntando porque como perguntar não é pecado, fico imaginando se quem de direito vai atrás ou precisa de prova provada? Ora, se precisar de prova provada não precisa investigar. Finalmente, quem é que manda nesse pedaço? É quem recebe a pergunta ou quem olha os dentes do cavalo que acabou de ganhar?
A frase: "O TSE cassou o deputado federal Eduardo Bismark, do Ceará". Cabe recurso, avisam os especialistas.
85 anos de vida em festa (Nota da foto)
A J.Macedo comemora este ano 85 anos de muito trabalho e orgulho cearense. A J.Macêdo planejou uma série de eventos culturais para celebrar seu aniversário. A partir de setembro, a empresa promove apresentações da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) no Theatro José de Alencar, em Fortaleza, com um repertório que inclui obras de Heitor Villa-Lobos e Alberto Nepomuceno. Além disso, será realizada a exposição “Ocupação Mino por Inteiro” do artista cearense Mino no Museu da Cultura Cearense e a restauração do mural de Carybé no Moinho Salvador, que será transformado no espaço Moinho de Arte e Memória. Sonhos de Amarílio o CEO da casa.
Desidratou
Camilo Santana voltava de Fortaleza para Brasilia e sentiu que não estava bem. No voo mesmo foi aconselhado a ir a um médico. Foi hospitalizado com um forte quadro de desidratação. (Ultima hora - Voltou ao trabalho)
A Federal chegou
As facções tremeram em Sobral com o anúncio de agentes da Policia Federal enviados para a apuração de denúncias gravísisimas sobre o pleito eleitoral no município.
O que denunciaram
Dizem que a bandidagem cobra (isso não é novo) pedágio de até R$60 mil para candidato fazer campanha em certas áreas da sede do município. Se não pagar não entra.
E mais...
Estão citados nas denúncias pelo menos cinco candidatos a vereador que teriam não só pago, mas recebido apoio das facções para as ações sem que nenhum outro candidato entre naquela área. Já vi Sobral mais séria.
Além disso...
Chegou a informação de que o Tribunal Regional Eleitoral resolveu entrar de cabeça no problema sobralense podendo inclusive requisitar Força Nacional para garantias civís. O método faccional,dizem,está espalhado no Ceará.
De Sobral para o mundo
Nem só de bandidagem politica vive Sobral. Lá existe um centro de treinamento e observação de atletas jogadores de futebol. Dois deles foram mandados para a Bielorussia. Um defensor e um atacante. Diz que estão fazendo o dever de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário