Prefeito foi perguntado sobre vídeo da campanha do petista com críticas à saúde de Fortaleza. Dois candidatos travam briga na Justiça Eleitoral
O prefeito e candidato à reeleição José Sarto (PDT) rebateu críticas à sua gestão apresentadas em vídeo de propaganda eleitoral da coligação “Fortaleza Pode Muito Mais”, do candidato Evandro Leitão (PT). A peça publicitária está sendo veiculada em inserções na televisão e apresenta comentários negativos sobre a atual gestão municipal em relação à saúde e à educação, além de fazer críticas diretas a Sarto sobre sua atuação na campanha eleitoral.
“Na verdade, os outros candidatos estão incomodados com a forma leve, criativa e brincalhona com que a gente está levando a campanha e se interconectando com as pessoas da juventude, fazendo esse diálogo fluido. Isso tem incomodado muito”, respondeu Sarto, depois de ser questionado pelo O Estado nessa segunda-feira (2), durante agenda no seu Comitê Central, no bairro Cocó.
Em relação à parte do vídeo da campanha de Evandro que aborda a realidade da saúde de Fortaleza, Sarto rebateu dizendo que “o candidato do PT não tem a menor moral para falar sobre saúde” e teceu críticas à saúde estadual, ligada à gestão do governador Elmano de Freitas (PT), correligionário e apoiador da campanha de Evandro para a Prefeitura da Capital.
“Primeiro, para começar a falar sobre saúde, ele (Evandro) teria que voltar (a fazer) as cirurgias do HGF (Hospital Geral de Fortaleza), que é governado pelo partido dele, o PT. Segundo, ele tinha que colocar para funcionar um elefante branco que está lá, o Hospital da Uece, um hospital com 664 leitos e que está parado há um ano e 8 meses. Esse candidato não tem moral nenhuma para falar em saúde pública”, afirmou Sarto.
Conteúdo do vídeo
A campanha da coligação “Fortaleza Pode Muito Mais”, de Evandro Leitão (PT) e Gabriella Aguiar (PSD) está divulgando um vídeo com o seguinte texto apresentado por locutor: “Em Fortaleza, a vida não está fácil para quem depende da prefeitura. A saúde pública enfrenta filas sem fim, falta de medicamentos e profissionais. Enquanto isso, nosso prefeito faz graça na internet. A qualidade da educação também piorou; a cidade caiu no ranking do Ideb. E as filas da creche nunca terminam e o prefeito continua brincando. Depois de ter sumido por anos, agora reaparece fazendo gracinha, enquanto ele se diverte, você paga o preço“.
A peça é motivo de um processo judicial movido pela coligação “Fortaleza Não Pode Parar”, do prefeito José Sarto, que alega propaganda eleitoral irregular com “desinformação ao eleitorado”. Nessa segunda-feira (2) uma decisão da 115ª Zona Eleitoral de Fortaleza determinou pelo indeferimento do processo.
Ao O Estado, Sarto apontou que pode recorrer da decisão. “A gente vai recorrer de toda decisão que a gente não compactue com o entendimento de quem quer que seja possa ter”.
Briga judicial
As coligações de Sarto e Evandro ainda têm outra disputa na Justiça Eleitoral. A coligação de Sarto protocolou ação na semana passada sobre suposta tentativa de compra de votos por parte de Evandro, a candidata à vice-prefeita, Gabriella Aguiar (PSD), e o candidato a vereador Léo Couto (PSB). O União Brasil de Capitão Wagner também moveu ação sobre o mesmo caso.
A ação encontra-se no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Sarto lembrou o caso e disse que aguarda pelo andamento do processo. “Eu confio na Justiça Eleitoral e tenho certeza de que no tempo aprazado ela vai se manifestar”. Sobre esse caso, Evandro respondeu ao O Estado na semana passada falando em “desespero” da parte de Sarto e disse que quer se defender “apresentando propostas”.
Por Igor Magalhães do Jornal OEstadoCe
Nenhum comentário:
Postar um comentário